APRESENTAÇÃO DO CANAL

Enfim chegou o evento: trânsito de Mercúrio. Não perca! Este evento acontece uma média de 13 ou 14 vezes por século!

sexta-feira, 6 de maio de 2016.
No próximo dia 09 de maio de 2016, e por algumas horas, Mercúrio passará em frente do Sol, viajando por todo o disco solar de ponta a ponta.

Em astronomia este evento é chamado de trânsito, e acontece quando um objeto passa sobre o disco de outro objeto. 

Isto também pode ocorrer quando um satélite natural de Júpiter, por exemplo, transita o disco do planeta, ou quando um planeta passa sobre o disco solar, ou até mesmo, quando a Estação Espacial Internacional (ISS) passa sobre o disco lunar, entre outras combinações. 

Para que o trânsito de um planeta aconteça e seja observável da Terra, o planeta deve ter uma órbita interna em relação a Terra. Vênus e Mercúrio são os únicos planetas com estas características.

O Trânsito de Mercúrio é raro embora seja mais frequente que Vênus. Para se ter uma ideia, o último trânsito de Mercúrio ocorreu em novembro de 2006, e o próximo será em novembro de 2019. E só é possível ver em média de 13 ou 14 trânsitos por século!

Mércurio vai estar no ponto mais próximo da Terra, a apenas 83.303.020 quilômetros e a apenas 67.751.529 km do Sol. 

Vale ressaltar que, embora Mercúrio gire em torno do Sol uma vez a cada 88 dias, os trânsitos deste planeta não são mais frequentes devido a sua inclinação ser, em relação ao plano da órbita, de 7º, o que eleva o pequeno planeta e faz com que normalmente ele passe acima ou abaixo do disco solar.

O mapa mostra áreas de visibilidade de tráfego. Dentro da área do evento marcado como "trânsito completamente visível", o evento pode ser observado desde o início até o fim, em um total de cerca de 7 ½ horas. 

Esta área inclui, as províncias do norte e do leste da Argentina, e praticamente todo o resto do norte da América do Sul, o Caribe, o leste dos Estados Unidos e do Canadá, entre outras regiões.

Crédito da imagem: Sul Astrônomico

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |