APRESENTAÇÃO DO CANAL

Tunel do tempo - Há 34 anos, a sonda soviética Venera nos presenteou com a primeira imagem a cores de Vênus, capturada sob escaldantes 500º C de temperatura.

terça-feira, 1 de março de 2016.
trechos repetidos 4x da imagem original abaixo para melhor visualização
Em 1° de março de 1982, a sonda soviética Venera 13 enviou para a Terra a primeira imagem a cores da superfície de Vênus, um panorama de abrangência de 170 graus, obtido com filtros azul escuro, verde e vermelho.

Devido ao seu intenso efeito de estufa e pressão, 90 vezes superior à da Terra, a superfície de Vénus tem uma temperatura que ronda os 500º C.

Por isso, a sonda sobreviveu apenas 2 horas e 7 minutos na superfície, conseguindo no entanto produzir 8 panoramas de 360 graus e fazer as primeiras análises do solo venusiano, determinando assim que se trata de basalto.

Duas horas pode parecer pouco tempo, mas é 4 vezes acima da estimativa dos engenheiros soviéticos, que esperavam que a sonda sobrevivesse apenas meia hora.

Crédito: Nasa

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |