APRESENTAÇÃO DO CANAL

As Auroras: O que são e como ocorrem.

segunda-feira, 14 de março de 2016.
Se você está sempre perto do Pólo Norte ou do Sul, você pode ter uma surpresa muito especial, pois freqüentemente há lindas luzes no céu. Estas luzes são chamadas de auroras.
Entretanto, se você estiver perto do Pólo Norte, ela é chamada de aurora boreal ou luzes do norte. E se você estiver perto do Pólo Sul , ela é chamada de aurora austral ou luzes do sul.

Afinal, o que faz isso acontecer?

Mesmo que auroras sejam melhores vistas à noite, elas são realmente causadas ​​pelo Sol.

O Sol nos envia, além de calor e luz, lotes de outras energias e pequenas partículas em nossa direção. O campo magnético protetor em torno da Terra protege-nos da maior parte destas energias e partículas. E nós nem sequer as notamos.

Porém, o Sol não envia a mesma quantidade de energia o tempo todo. Há uma "transmissão" de vento solar constante e também acontecem as tempestades solares.

Durante um tipo de tempestade solar chamada de ejeção de massa coronal, por exemplo, o Sol expele para fora uma enorme bolha de gás eletrificado que pode viajar através do espaço em altas velocidades.

Quando uma tempestade solar vem em nossa direção, um pouco da energia e pequenas partículas podem viajar e ultrapassar as linhas do campo magnético nos pólos norte e sul na atmosfera da Terra .

É lá que as partículas interagem com os gases da nossa atmosfera, resultando em belas exibições de luz no céu. Quando em contato com o oxigênio, existe a emissão de luz nas cores verde e vermelho; quando com o nitrogênio, em azul e roxo.

Ademais, outros planetas tem auroras?

Eles com certeza têm! Auroras não são apenas algo que acontece na Terra. Se um planeta tem uma atmosfera e um campo magnético, eles provavelmente têm auroras. Temos visto auroras surpreendentes em Júpiter e Saturno.
Aurora no Pólo Sul de Saturno 
Crédito:NASA/ESA/STScI/A. Schaller
Aurora em Jupiter
Crédito:NASA Hubble Space Telescope 
Embora as auroras sejam muito bonitas, às vezes a energia que o Sol nos envia pode ser perigosa. Esta energia proveniente das tempestades solares, pode danificar as redes elétricas, sistemas de comunicações e satélites em órbita da Terra.

E os astronautas na Estação Espacial Internacional precisam ter cuidado. Não seria uma boa idéia ir a uma caminhada espacial durante uma tempestade solar.

Mas, existem os satélites GOES que monitoram o Sol e suas tempestades solares, e nos avisam deste perigo.

E a nova série de satélites GOES-R terá ainda mais instrumentos para monitorar o Sol, o campo magnético da Terra e o ambiente espacial .

Credito: NASA

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |