APRESENTAÇÃO DO CANAL

Um Sabre de luz no céu!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016.
Como um farol na profunda imensidão, e através de opacas nuvens de gás, destaca-se o intenso brilho que emana, em forma de feixes de luz, de uma estrela recém-criada.

Trata-se de um tipo de objeto chamado "herbig-Haro".

As partículas ionizada presentes nos jatos de estrelas muito jovens, criam ondas de choque que colidem com o gás e poeira interestelar, varrem, abrem cavidades,o excitam, e emite com Intensa luz.

Se conhecem menos de mil desses objetos, o que mostramos na imagem é o hh24 que está localizado na constelação de Orion, a 1350 anos-Luz de distância. 

Hh24 foi captado pelo telescópio espacial Hubble, e combina observações em luz visível e infravermelho.

Os objetos de Herbig–Haro (HH) são pequenas áreas de nebulosidade associados a estrelas recém nascidas, formadas quando o gás ejetado pelas estrelas jovens colidem com nuvens de gás próximas a velocidades de algumas centenas de km/s. 

Image credit: ESA/Hubble & NASA, D. Padgett (GSFC), T. Megeath (University of Toledo), and B. Reipurth (University of Hawaii)

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |