APRESENTAÇÃO DO CANAL

Biografia Sintetizada: Claudius Ptolemaeus

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016.
Ptolemaeus, Claudius (100 d.C.-170 d.C) - Famoso astrônomo, geógrafo e matemático egípcio que viveu em Alexandria (Grécia) por volta do segundo século depois de Cristo.

Ele reuniu as idéias e os estudos realizados em séculos anteriores e mecanizou geometricamente o universo de Aristóteles. Era também popularmente conhecido por Ptolomaeus, Klaudius, Ptolemaios e Ptolemeus. 

Em diversos campos seus escritos representam, até hoje, o feito heróico supremo da ciência Greco-Romana, em particular, seu modelo geocêntrico do universo, que considerava que a Terra estava localizada no centro do universo e que todos os corpos celestes realizavam um movimento de translação em torno dela. 

Ampliou o sistema de epiciclos e círculos excêntricos que Hipparcus usava para descrever o Sistema Solar, conhecido até a sua época, ou seja, Sistema Solar este composto do Sol, da Lua e de outros cinco planetas. 

Este trabalho de Ptolemaeus envolvia por volta de 80 epiciclos para explicar o Sistema Solar, e era composto, exatamente nesta ordem, de Mércurio, Venus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Sendo que todos estes corpos giravam em torno da Terra, que ficava no centro do Sistema Solar, que para ele era o centro do universo. Este famoso sistema ficou conhecido como Sistema Ptolomaico.

Seu trabalho astronômico chefe, o Almagesto, era um compêndio imponente de todo o conhecimento astronômico contemporâneo e também resumia o mundo da astronomia greco-romana. 

Nele, continham o principal catálogo de estrelas da época e também o cálculo das futuras posições da Lua e dos planetas, de acordo com o sistema Ptolomaico, desenvolvido pelo próprio Ptolemaeus. 

O Almagesto foi o texto astronômico padrão utilizado desde a Antiguidade até a Renascença. Foi uma obra de grande importância até o fim do século 16, quando suas idéias foram suplantadas por aquelas de Nicholas Copernicus, Tycho Brahe e Johannes Kepler. 

Seu nome original era “Syntaxis”, que significa algo em torno de “coleção matemática”, mas tornou-se popularmente conhecida como “Megiste”, que significa “notável (pesquisa)”. 

Por volta de 700 a 800 d.C, o Almagesto foi traduzido para o árabe, e foi muito apreciado pelo mundo Islâmico. No ano de 1175, Gerard Cremona traduziu do árabe para o latim e a reintroduziu aos sábios europeus.

Curiosidades: Mapa Mundi de Ptolomeu


Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |