APRESENTAÇÃO DO CANAL

Auriga-Mitologia

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016.

Auriga, segundo a mitologia, era um cocheiro de uma carruagem que levava em uma de suas mãos um chicote e  carregava consigo uma cabra e algumas cabritas recém nascidas. 

Segundo algumas crenças, esta cabra, chamada de Amaltheia (Amaltéia), era muito conhecida por ter amamentado Zeus quando bebê, e eram as Melissas que extraiam seu leite para utilizar na amamentação do famoso deus. 

Muitos acreditavam que esta cabra era representada no céu pela estrela Capella, que é a estrela mais brilhante desta constelação, e por este motivo esta estrela ficou também conhecida por Amaltéia.

Uma outra versão sugere que esta constelação representava Erichthoneus (Erictônio), que era o filho coxo de Hephaestus (Hefesto ou também conhecido por Vulcano) e da mãe Terra, e havia nascido através da fecundação de um sêmen que fora derramado por Hefesto sobre o solo da cidade de Atenas em um momento de intensa atração não correspondida por Minerva. 

Mesmo com seu problema físico, Erictônio inventou uma carruagem de quatro cavalos que conseguia conduzir com grande facilidade; com isto foi notado e admirado por Zeus e colocado juntamente com sua carruagem nos céus na constelação de Auriga.

Crédito da Imagem: Johannes Hevelius

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |