APRESENTAÇÃO DO CANAL

Afinal, por que Plutão parece ter um céu azul?

sábado, 16 de janeiro de 2016.
Uma camada de névoa em Plutão mostra a sua cor azul, nesta fotografia tirada pela New Horizons Ralph/Multispectral Visible Imaging Camera (MVIC). 

Acredita-se que a neblina de alta altitude seja de natureza semelhante à observada na lua de Saturno, Titã. 

A fonte de ambas as neblinas provavelmente envolve reações químicas iniciadas pela luz solar, no azoto e no metano, que conduzem a partículas relativamente pequenas, de fuligem do tipo (chamados "tholins") que crescem e que se precipitam em direção à superfície. 

Esta imagem foi gerada por um software que combina informações de imagens obtidas nos comprimentos de onda azul, vermelho e infravermelho, para replicar a cor que um olho humano perceberia.

Portanto, não é exatamente o caso que o céu seja azul em Plutão, em vez disso, o que a equipe científica da New Horizons tem encontrado, ao analisar imagens recentes baixadas da nave espacial, é que a névoa em torno de Plutão é azul.

Então, o que realmente está acontecendo nesta imagem? 

Bem, a neblina própria das partículas não é realmente azul. As partículas de neblina são, provavelmente, cinza e vermelho, mas elas são muito boas em espalhar a luz azul.

É semelhante ao que acontece aqui na Terra, por isso que vemos o nosso próprio céu tão azul.

Na Terra, a luz solar é difundida pelas minúsculas moléculas de nitrogênio de nossa atmosfera, o que dá ao céu uma aparência azulada.

Em Plutão, em vez de moléculas de nitrogênio, os dispersores são pequenas partículas provavelmente feitas de "tholins".

Estes "tholins" são formados quando a luz solar ultravioleta rompe e ioniza as moléculas de metano e de nitrogênio que compõe a atmosfera de Plutão.

Eles reagem, uns com os outros, para formar macromoléculas complexas. Estas moléculas então se aglutinam e caem na superfície como um lamaçal avermelhado que dá ao planeta seu tom geral avermelhado.

Então, é claro, a pergunta que todos querem saber agora é: se tivéssemos seres humanos em Plutão, eles veriam um céu azul?

Bem, não exatamente, mas o céu perto do sol quando está nascendo ficaria azul para os astronautas que estivessem na superfície de Plutão.

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |