APRESENTAÇÃO DO CANAL

New Horizons termina manobra histórica no Cinturão de Kuiper!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015.
A NASA confirmou que a sonda New Horizons realizou com sucesso a última de quatro correções de curso destinados a culminar em um encontro com um objeto do Cinturão de Kuiper um bilhão de milhas além de Plutão em 2019. 

A mudança de curso destina-se a enviar a New Horizons em um sobrevoo potencial de 2.014 MU69, um planetoide localizado cerca de um bilhão de milhas além da órbita de Plutão. 

A sonda espacial vai levar mais de três anos para chegar a esse remanescente congelado dos primeiros anos do Sistema Solar.

Tecnicamente 2014 MU69 é um pequeno objeto do Cinturão de Kuiper, apelidado de "PT1" ou "potencial alvo 1" pela equipe de New Horizons. 

De acordo com a NASA, tem menos de 45 km de diâmetro, mas é 10 vezes maior e 1.000 vezes mais maciço que um cometa típico. 

É este tamanho pequeno que aguça o interesse dos cientistas, que consideram PT1 um bloco de construção restante do Sistema Solar que tem sido preservado na fria escuridão do espaço profundo e não mudou muito em 4,6 bilhões de anos.

Prevê-se que a sonda espacial passe pelo planetoide em 1 de Janeiro de 2019. 

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |