APRESENTAÇÃO DO CANAL

O que tem feito os cientistas ficarem assim tão "amarradões" em Encélado? E mais.... Hoje, 28 de outubro de 2015, a sonda Cassini faz um voo audaz através da famosa pluma da lua!

quarta-feira, 28 de outubro de 2015.
No final de 2015, a sonda Cassini da NASA está fazendo seus últimos três voos rasantes sobre Encélado, a pequena lua que surpreendeu os cientistas com a revelação de que abriga um oceano global localizado sob sua concha gelada, a presença de gêiseres ativos de alimentação de água-gelo em um dos anéis de Saturno, e o primeiro e tentador sinal de atividade hidrotermal fora da Terra. 

Todas essas descobertas têm "elevado" o status de Encélado para ser um dos principais destinos futuros de exploração e busca de sinais de vida potencial fora da Terra.

Veja com detalhes seus últimos três voos a Encélado:

Em 14 de outubro de 2015, Cassini teve como missão obter as melhores vistas "ainda" das regiões polares no norte da lua durante seu voo rasante, a uma altitude de 1.839 quilômetros.

Hoje, 28 de outubro de 2015, a Cassini fará um voo audaz através do famoso jato de água que se eleva da lua para o espaço, sobrevoando-a apenas 48 quilômetros acima do pólo sul O sobrevoo é o mergulho mais profundo da Cassini através dos jatos. O encontro permitirá que a Cassini obtenha as medições mais precisas da composição do jato de água, e ter novos "insights" sobre o oceano que está por baixo do gelo.

Em 19 de dezembro de 2015, ela fará seu sobrevoo final e vai permitir que a sonda meça o fluxo de calor do interior da Lua, a uma altitude de 4.999 quilômetros.

Entenda melhor:

Encélado é um pequeno "mundo oceano" coberto de gelo. É uma das mais de 60 luas confirmadas em órbita de Saturno. 

É 25 vezes menor que a Terra e está quase 10 vezes mais longe do que o Sol, mas nos últimos anos, tem dado aos cientistas muitas razões para pensarem que ela deva ser o próximo alvo em nossa busca por mundos onde poderia existir vida extraterrestre. 

Então, o que tem feito os cientistas ficarem assim tão interessados em Encelado? 

Aqui estão algumas das descobertas mais intrigantes sobre Encélado usando dados da sonda Cassini da NASA.

  1. Descoberta da pluma de Encélado e seu impacto sobre o sistema de Saturno
  2. A prova da existência de fontes hidrotermais
  3. A detecção de um oceano global sob a crosta gelada de Encélado
  4. Estrutura de Pluma mapeada 
  5. Descoberta que a pluma de Encélado fornece o anel E de Saturno
  6. A prova de que a estrutura interior de Encélado é diferenciada
  7. Descoberta de "listras de tigre" de Encélado e sua superfície jovem
  8. A descoberta de moléculas orgânicas na pluma: Os jatos parecem conter partículas salgadas, moléculas orgânicas e gelo de amoníaco. Partículas de gelo salgado dominam a massa da pluma de Encélado, indicando a presença de uma interface entre um oceano e um núcleo rochoso.  
  9. Detecção de íons negativos e poeira "nanograin" carregada negativamente.O espaço ambiente de plasma na proximidade de Encélado mostra-se ser mais complicado do que aqueles dos plasmas tradicionais dominados pelos elétrons e íons de hidrogênio carregados positivamente. 
  10. Densidade 10. Pluma derivada de ocultações ultravioleta das estrelas. O escurecimento das estrelas à medida que passam por trás da pluma, do ponto de vista da Cassini, fornece uma medida da densidade e variação de gás e poeira na pluma.

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |