APRESENTAÇÃO DO CANAL

Questão do Dia: Será que o Sol retorna ao mesmo ponto no céu todos os dias?

quarta-feira, 23 de setembro de 2015.
Não. A melhor resposta e mais visual a esta questão é, sem dúvida, um analema*, uma imagem composta feita a partir do mesmo local, ao mesmo tempo, ao longo de um ano.

O analema foi capturado, apesar das temperaturas frias e ventos fortes, perto da estação Concórdia na Antártica, segundo o autor.

A posição do Sol foi capturada em vários dias, às 4 horas da tarde,  e fez parte integrante da composição desta imagem digital composta, que acredita-se ser o primeiro analemma construído a partir da Antártica.

A razão pela qual a imagem mostra o Sol, apenas de setembro a março, é porque o Sol estava abaixo do horizonte durante grande parte do ano.

Na verdade, sendo hoje um equinócio, o Sol nasce hoje no Pólo Sul, após uma ausência de seis meses, permanecendo visível no céu antártico até o próximo equinócio de março, mostrando alguns efeitos de refração atmosférica.

Por outro lado, hoje o sol se põe no Pólo Norte depois de meio ano de luz contínua.

Para toda a Terra, porém, o equinócio significa que hoje teremos uma noite e um dia iguais, que são para ambos de 12 horas de duração.

Para entender melhor:

*Analema é o termo usado em astronomia para designar um gráfico da posição do Sol no firmamento num determinado lugar, marcada à mesma hora em dias sucessivos (isto é com intervalos aproximados de 24 horas ou seus múltiplos) ao longo de um ciclo anual. A figura gerada assemelha-se a um assimétrico. 

Imagem de um analema capturada a partir de Atenas, Grécia, no Antigo Templo de Zeus, registrado a partir de 47 exposições distintas do Sol, cujas posições foram registradas de 30 de março de 2003 até 30 de março de 2004. Registro realizado por Anthony Ayiomamitis, do site grego perseus, e publicado em APOD/NASA.

Crédito da primeira Imagem & Direitos de Autor: Adriano Golemis/APOD

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |