APRESENTAÇÃO DO CANAL

Um dos maiores Aglomerados Globulares da Grande Nuvem de Magalhães!

sexta-feira, 28 de agosto de 2015.
Mostrado aqui nesta nova nova imagem capturada pela "Advanced Camera for Surveys" (ACS) a bordo do telescópio espacial Hubble da NASA / ESA, é o aglomerado globular NGC 1783. 

Este é um dos maiores aglomerados globulares da Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia satélite da nossa galáxia, a Via Láctea, localizada na constelação austral Dorado.

NGC 1783 foi primeiramente observado por John Herschel em 1835, está a cerca de 160 mil anos-luz da Terra, e tem uma massa de cerca de 170.000 vezes a do nosso Sol.

Aglomerados globulares são conjuntos densos de estrelas que são mantidas juntas por sua própria gravidade, que orbitam em torno de galáxias como satélites. 

A imagem mostra claramente a forma simétrica de NGC 1783 e a concentração de estrelas no centro, características estas típicas de aglomerados globulares.

Ao medir a cor e o brilho das estrelas individuais, os astrônomos podem deduzir uma idade geral para um aglomerado e uma "foto" de sua história de formação estelar. 

Pensa-se que NGC 1783 tenha menos que 1 e 1/2 bilhões de anos de idade, o que é considerado muito jovem para aglomerados globulares, que têm tipicamente vários bilhões de anos de idade. 

Créditos a: ESA / Hubble e NASA

Saiba mais sobre Astronomia em nossos Canais:

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |