APRESENTAÇÃO DO CANAL

Monte Olimpo, o maior Vulcão do Sistema Solar!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015.
O maior dos vulcões de Marte na região de "Tharsis Montes"*, bem como todos os vulcões até então conhecidos do Sistema Solar, é o Monte Olimpo (Olympus Mons). 

O Monte Olimpo é um vulcão de 624 km de diâmetro (aproximadamente do mesmo tamanho que o estado do Arizona), e de 25 km de altura, e é margeado por uma escarpa** de 6 km de altura. 


A caldeira de 80 km de largura está localizada no cume do Monte Olimpo. Para se ter uma ideia, o maior vulcão da Terra é o Mauna Loa. Mauna Loa é um vulcão de 10 km de altura e de 120 km de diâmetro. 

O volume do Monte Olimpo é cerca de 100 vezes maior do que o de Mauna Loa. Na verdade, toda a cadeia de ilhas havaianas (a partir de Kauai para o Havaí) caberia dentro do Monte Olimpo!

Porque o Monte Olimpo é tão grande?

A principal diferença entre os vulcões de Marte e da Terra é o seu tamanho; vulcões na região de Tharsis de Marte são 10 a 100 vezes maiores do que aqueles em qualquer lugar na Terra. 

Os fluxos de lava na superfície marciana são observados serem muito maiores, provavelmente devido a um resultado de taxas de erupção mais elevados e de menor gravidade de superfície.

Outra razão pela qual os vulcões em Marte são tão grandes é porque a crosta de Marte não se move da mesma forma como ela faz na Terra. 

Na Terra, os pontos quentes permanecem estacionários, mas placas da crosta estão se movendo acima deles. 

As ilhas havaianas resultam do movimento para noroeste da placa do Pacífico ao longo de um "hotspot" que produz lava estacionária. 

Como a placa se move sobre o "hotspot", novos vulcões são formados e os já existentes extintos. 

Este, distribui o volume total de lava entre muitos vulcões em vez de um único e grande vulcão. Em Marte, a crosta permanece estacionária e a lava se acumula em um única e muito grande vulcão.


*Tharsis Montes é a maior região vulcânica de Marte, tem cerca de 4.000 km de diâmetro, 10 km de altura, e contém 12 grandes vulcões. Os maiores vulcões da região de Tharsis são 4 vulcões chamados "Ascraeus Mons", "Pavonis Mons", "Arsia Mons" e "Olympus Mons". 


** Escarpa é uma elevação súbita do solo, superior à 45º,caracterizada pela formação de um penhasco ou uma encosta íngreme. A superfície desta encosta íngreme chamada de ¨rosto da escarpa¨. As escarpas são geralmente formadas pela erosão de rochas sedimentares ou pelo movimento vertical da crosta terrestre, ao longo de uma falha geológica.O termo escarpa vem do italiano ¨scarpa¨ e também é chamado de falésia.

Saiba mais sobre Astronomia em nossos Canais:

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |