APRESENTAÇÃO DO CANAL

Plutão e sua lua Caronte, agora em cores!

sábado, 20 de junho de 2015.

Os primeiros filmes a cores da missão New Horizon da NASA, mostram Plutão e sua maior lua, Caronte, e a dança orbital complexa dos dois corpos, conhecidos como um planeta duplo.

New Horizons vai fazer a sua maior aproximação a Plutão em 14 de julho, quando estiver a cerca de 12.500 quilômetros acima da superfície.

É a primeira missão a Plutão e ao Cinturão de Kuiper, este último uma relíquia da formação do sistema solar além de Netuno.

O envio de uma nave espacial nesta viagem, de quase 5 bilhões de quilômetros, vai nos ajudar a responder perguntas básicas sobre as propriedades das superfícies, atmosferas, e luas do sistema de Plutão.

Embora os dois filmes tenham sido preparados a partir das mesmas imagens, eles exibem o par Plutão-Caronte a partir de diferentes perspectivas.

Um filme é "Plutocentrico", o que significa que Caronte é mostrada como ela se move em relação a Plutão, que digitalmente é centrada no filme (o Pólo Norte de Plutão está no topo).

Plutão faz um giro ao redor de seu eixo a cada 6 dias, 9 horas e 17,6 minutos, a mesma quantidade de tempo que Caronte rotaciona em sua órbita.

Olhando de perto as imagens deste filme, pode-se detectar uma mudança regular na luminosidade devido aos terrenos mais brilhantes e mais escuros nas faces diferentes de Plutão.


O segundo filme é baricentrico, o que significa que tanto Plutão quanto Caronte são mostrados em movimento em torno do baricentro binário - o centro de gravidade compartilhado entre os dois organismos, define como eles fazem seus movimentos .

Como Plutão é muito mais maciço do que Caronte, o baricentro (marcado por um pequeno "x" no filme) é muito mais perto de Plutão do que Caronte.

Saiba mais sobre Astronomia em nossos Canais:

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |