APRESENTAÇÃO DO CANAL

O Senhor dos Anéis! A cinemática distância até Circinus X-1 a partir de um eco de luz gigante de Raio-X.

terça-feira, 23 de junho de 2015.
Os astrônomos usando o Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, descobriram o maior e o mais brilhante conjunto de anéis a partir de ecos de luz de raio-X  já observado.


Estes anéis extraordinários, produzidos por um surto intenso de uma estrela de nêutrons, fornecem aos astrônomos uma oportunidade rara para determinar o quão longe,  a estrela está da Terra, possibilitando que seja possivel medir com precisão a distância de um objeto que esteja localizado do outro lado da nossa galáxia, a Via Láctea. 

Os anéis aparecem como círculos em torno de Circinus X-1, um sistema de estrela dupla, no plano da nossa galáxia, que contém uma estrela de nêutrons, um remanescente denso de uma estrela maciça que foi pulverizada na explosão de uma supernova.

A estrela de nêutrons está em órbita de outra estrela de grande massa, e está encoberta por nuvens espessas de gás e poeira interestelares. 

Circinus X-1 é também a fonte de um jato surpreendentemente potente de alta energia.

O eco de luz mostra que Circinus X-1 está localizado a cerca de 30.700 anos-luz da Terra.


"Nós gostamos de chamar este sistema de "Senhor dos Anéis", mas isto não tem nada a ver com Sauron", disse o co-autor Michael Burton, da Universidade de New South Wales, em Sydney, Austrália.

Esta nova estimativa da distância, significa que Circinus X-1 é inerentemente muito mais brilhante em raios-X e em outros tipos de luz do que alguns cientistas pensavam anteriormente.

O que mais intrigam os cientistas :

"Circinus X-1 atua de algumas maneiras, ora como uma estrela de nêutrons, ora como um buraco negro", disse a co-autora Catherine Braiding , também da Universidade de New South Wales.

Segundo ela, "É extremamente raro encontrar um objeto que tem tal mistura de propriedades."

Estes resultados foram publicados no "The Astrophysical Journal", em 19 de Junho, e estão disponíveis online.

Para entender melhor:

Circinus X-1 é um sistema estelar binário que inclui uma estrela de nêutrons, localizado na constelação austral do Compasso (Circinus).

Saiba mais sobre Astronomia em nossos Canais:

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |