APRESENTAÇÃO DO CANAL

Hubble vê a 'Adolescência' de quasares!

quinta-feira, 18 de junho de 2015.
Os astrônomos usaram visão infravermelha do telescópio espacial Hubble para descobrir os primeiros anos de formação dos misteriosos quasares, os objetos mais brilhantes do universo.

Imagens nítidas do Hubble revelam colisões de caóticas galáxias que dão à luz a quasares.

Eles são os faróis mais brilhantes do universo, ardentes através do espaço com o brilho intrínseco de um trilhão de sóis.

No entanto, estes objetos não são vastas galáxias, mas eles aparecem como fontes pontuais nos maiores telescópios de hoje - daí o termo "quasar" para objeto quasi-stellar.

Descoberto em 1960, e após mais de duas décadas de investigação para chegarem à conclusão de que os quasares são produzidos pelo jorro de energia que vem de sobre-alimentados buracos negros supermassivos no interior dos núcleos de galáxias muito distantes.

E, a maioria dos quasares floresceu em uma breve existência há 12.000 milhões anos atrás.

Os quasares são os maiores emissores de energia do Universo. Um único quasar emite entre 100 e 1000 vezes mais luz que uma galáxia inteira com cem bilhões de estrelas.

Segundo os astrônomos envolvidos na pesquisa, "As observações realizadas com o Hubble vão, definitivamente, dizer-nos que o pico de atividade dos quasares, no início do universo, é impulsionado por galáxias em colisão", disse Eilat Glikman.

Saiba mais sobre Astronomia em nossos Canais:

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |