APRESENTAÇÃO DO CANAL

Descoberta da galáxia CR7 revela as primeiras estrelas do Universo

quarta-feira, 17 de junho de 2015.
Astrônomos descobriram o que parece ser algumas das primeiras estrelas já formadas no universo, forjadas a partir do hidrogénio criado no Big Bang.

Tais estrelas, nunca foram observadas antes, de acordo com cientistas do Observatório Europeu do Sul, que anunciou a descoberta hoje (17 de junho).

As estrelas agem como uma ponte, desde o início, entre a existência do universo , cheia de hidrogênio, até os muitos elementos pesados que nos cercam hoje.

A imagem é uma impressão artística da CR7, uma galáxia muito distante que foi descoberta com o auxílio do Very Large Telescope do ESO. 

É de longe a galáxia mais brilhante encontrada até à data no Universo primordial e existem evidências fortes de que este objeto contenha estrelas da primeira geração (no centro da imagem, as mais brilhantes e azuis e que iluminam o gás primordial do Big Bang à sua volta). 

Estas estrelas massivas e brilhantes, puramente teóricas até agora, deram origem aos primeiros elementos pesados da história - os elementos necessários à formação das estrelas que nos rodeiam atualmente, os planetas que as orbitam e a vida tal como a conhecemos. 

A galáxia recentemente descoberta é três vezes mais brilhante do que a galáxia distante mais brilhante que era conhecida até agora. 

Créditos: ESO/M. Kornmesser

Saiba mais sobre Astronomia em nossos Canais:

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |