APRESENTAÇÃO DO CANAL

Feliz Dia do Pi (Pi Day)! A celebração mais famosa da Matemática!

domingo, 15 de março de 2015.
Como aprendemos na escola, Pi representa o número obtido pela divisão da circunferência de um círculo por seu diâmetro.

No entanto, um matemático poderia dizer um número mais exato: 3,14159265.

Curiosamente, o dia do Pi (14 de Março) coincide com o aniversário de Albert Einstein, que certamente sabia o suficiente sobre este número.

Matemáticos, nerds e estudantes de todo o mundo celebram este dia com várias atividades, tais como: recitar os números, fazer cálculos e poemas, assistir ao filme "Pi", e cozinhar e comer tortas.

Algumas escolas oferecem prêmios para aqueles que memorizarem tantos quantos dígitos de Pi puderem.

Pi é a letra XVI do alfabeto grego e constante mais conhecido no mundo matemático.

Além disso, Pi tem uma mística que geralmente aparece na cultura popular: o código secreto nos filmes "A Cortina Rasgada", de Alfred Hitchcock, e "The Net", estrelado por Sandra Bullock.

Como David Blatner, autor de "A alegria de Pi" ("The Joy of Pi") diz que Pi é mais do que um número e sua importância vai muito além da simples geometria.

Pi representa um mistério universal: como é que uma coisa tão básica, tão fundamental para a matemática e ciência, é tão difícil de definir?

Por 3.500 anos, os matemáticos do mundo tentaram chegar ao valor final do número Pi, também chamado de "quadratura do círculo". O recorde até agora foi do desenvolvedor francês Fabrice Bellard, que estimou 2,7 trilhões de casas decimais.

Na verdade, esta estimativa é literalmente impossível, diz Blatner, porque os dígitos de Pi alcançam o infinito.

Dia do Pi, portanto, é um momento para homenagear não apenas um número e do fascínio que ele suscita, mas também a verdade essencial que existem em algumas coisas que você não pode saber, mas só pode ter uma abordagem conhecida.

Fonte: MIT

______________________________________
Conheça nossa história e saiba mais sobre astronomia em nossos canais:

Facebook / Google + / Twitter:@MaravilhasDoCeu

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |