APRESENTAÇÃO DO CANAL

Afinal, Como é o outro lado da Lua? Aquele que não podemos ver aqui da Terra...

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015.
Este vídeo responde a essa pergunta. Assim como o lado que podemos ver, o outro lado da Lua também passa por um ciclo completo de fases, mas o terreno do lado mais distante é bastante diferente.

Falta-lhe as familiares e grandes manchas escuras, chamada Maria, presente no lado que conhecemos.

Em vez disso, o lado "oculto" contém crateras de todos os tamanhos. O outro lado também é o lar de uma das maiores e mais antigas formações de impacto do nosso sistema solar, a bacia do Pólo Sul-Aitken (South Pole-Aitken basin), visível aqui como uma contusão um pouco mais escura que cobre o terço inferior do disco.

O outro lado foi visto pela primeira vez em um punhado de imagens granuladas devolvidas pela sonda soviética Luna 3, que girou em torno da Lua, em outubro de 1959.

A Lunar Reconnaissance Orbiter foi lançada 50 anos depois, e desde então retornou centenas de terabytes de dados, permitindo que os cientistas pudessem criar mapas extremamente detalhados e e precisos do outro lado. Esses mapas foram usadas para criar as imagens vistas aqui.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Lindo, maravilhoso, um milagre.
Renato de Tróia - escritor.

Antonio Dias disse...

Mentira a lua so tem um lado o que vemos

João Batista Salgado Loureiro disse...

A lua tem um formato semelhante à uma esfera, assim como a Terra e a maioria dos astros. Em decorrência dos efeitos da interação gravitacional entre o nosso planeta e a Lua, manifestado como marés, a Lua possui um período de rotação igual ao de translação, razão pela qual exibe sempre o mesmo lado de sua superfície (ou hemisfério) para a Terra. Assim, o outro lado da Lua não pode ser visto daqui. Mas as naves que exploraram a Lua mapearam o nosso satélite por completo, mostrando que o outro lado da Lua é repleto de crateras e montanhas, sem exibir as grandes planícies que o lado a nós visível possui.

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |