APRESENTAÇÃO DO CANAL

Você Sabia? Que amanhã a Terra estará mais afastada do Sol?

quinta-feira, 3 de julho de 2014.
Afélio e Periélio da Terra em seu movimento de Translação
Exatamente isto! Amanhã a Terra estará em seu AFÉLIO (do latim "aphelium", "apos", que quer dizer longínquo), que é o ponto da órbita em que um planeta ou um corpo menor do sistema solar está mais afastado do Sol.

As órbitas de todos os planetas são sempre elípticas, tendo sempre um ponto mais afastado (afélio) e um ponto mais próximo (periélio), localizado na extremidade oposta. 

A distância entre a Terra e o Sol, no afélio, é de aproximadamente 1,0167 unidades astronômicas ou 152.093.369,99 quilômetros. 

Quando um astro se encontra no afélio, ele tem a menor velocidade de translação de toda a sua órbita. 

A linha da elipse, para o eixo maior (2a),  também contém o periélio, a distância mais próxima do Sol, que ocorrerá em 04/01/2015 ás 06:23:28 horas. (Tempo Universal de Greenwich).

Esta linha se "move" sobre a eclíptica (de oeste para leste, na figura, em sentido anti-horário), cerca de 11.5" de arco de grau por ano, e faz uma volta completa sobre a órbita terrestre a cada 112.695,65 anos da Terra. 

Para se ter uma ideia, dentro de 56.347,82 anos, o periélio ocorrerá em uma data próxima a 4 de Julho. 

Esse movimento ocorre em toda órbita (elipse) de um planeta, cometa ou asteroide. 

Fonte: el observador astronómico

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |