APRESENTAÇÃO DO CANAL

Você Sabia? Que os antigos alquimistas usavam os símbolos astronômicos dos corpos do Sistema Solar para designar os metais?

quinta-feira, 15 de maio de 2014.
Para designar o Sol, a Lua e os outros planetas, por vezes, alguns símbolos de origem antiga são utilizados. Mas, em astronomia, apenas o símbolo do Sol e o da Terra são usados ​​em equações matemáticas e em propriedades de expressões de referência destes objetos. 


A forma destes sinais podem ser vistos na imagem, e requerem explicações, exceto o sinal da Lua, que já há muito tempo se compreende: 

O símbolo solar representa "Ra", o Deus do céu, Deus do Sol e da origem da vida, na mitologia egípcia. Ra era o símbolo do Sol, o doador da vida e responsável pelo ciclo de morte e ressurreição, para esta cultura. 

O sinal de Mercúrio é a imagem simplificada do cetro do Deus mitológico de Mercúrio, "dono e protetor deste planeta." 

Como sinal de Vênus, usou-se a imagem de um espelho de mão, um símbolo de feminilidade e beleza inerente à deusa romana Vênus. 

O sinal da Terra é um globo contendo o Equador e o Meridiano Terrestre. 

Como um símbolo de Marte, que era o Deus da Guerra na mitologia romana, o escudo e a lança, que são "atributos do guerreiro". 

Já, o símbolo de Júpiter (Zeus), trata-se de um "Z" manuscrito, ou em outras versões, é relacionado a águia de Júpiter ou a um relâmpago, ou até mesmo ao número "4", significando o quarto dia da semana (quinta-feira) em algumas culturas. 

O signo de Saturno, é a representação distorcida de uma "foice do tempo", atributo tradicional do Deus do Destino. 

O símbolo de Urano é um círculo com a letra H, que está associado ao nome do astrônomo William "Herschel", descobridor deste planeta. 

O sinal de Netuno é uma homenagem à mitologia romana, e trata-se do tridente do Deus dos Mares. 

Entretanto, você sabia que em algumas partes do Ocidente os mesmos símbolos dos planetas são usados ​​para indicar os dias da semana, o domingo, por exemplo, o Sol, a segunda-feira para a Lua, a terça-feira  Marte, a quarta-feira para Mercúrio, a quinta-feira para Júpiter, a sexta-feira para Vênus, já o sábado, era representado com o símbolo de Saturno. 

Ademais, os símbolos dos planetas também foram utilizados pelos antigos alquimistas para designar metais: o Sol, por exemplo, era designado para o ouro, a Lua para a prata, Mercúrio para mercúrio, Vênus para cobre, Marte para o ferro, Júpiter para o estanho, e Saturno para o chumbo. Esta relação é explicada tendo em conta a crença dos alquimistas, que ligavam cada metal a um antigo deus mitológico. 

Finalmente, zoólogos utilizam os símbolos de Marte e de Vênus para distinguir os homens de mulheres, exemplares da mesma espécie, enquanto os botânicos utilizam o símbolo astronômico do Sol para marcar as plantas anuais, e o signo de Júpiter, para indicar gramíneas perenes; já para arbustos e árvores eles se utilizam do símbolo de Saturno. 


Referências: 
Livro: "Astronomía recreativa" 
Author: "Yakov Perelman" 


Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |