APRESENTAÇÃO DO CANAL

Questão do Dia: Porquê a Chuva de Meteoros Eta Aquarids ocorre?

terça-feira, 6 de maio de 2014.

P & R: Eta Aquarids

P: Porquê a Chuva de Meteoros "Eta Aquarids" ocorre?

R: Uma vez por ano, a chuva de meteoros conhecida como Eta Aquarids ocorre porque a Terra atravessa os detritos deixados no espaço pelo cometa Halley. Exatamente como a Orionids faz em Outubro.


Ela tem este nome, porque os meteoros parecem vir da estrela Eta da constelação de Aquário (Aquarius). E este lugar de onde os "flashes" parecem provir, é chamado de Radiante. 

O cometa Halley ficou conhecido durante suas diversas viagens ao redor do Sol.

No esquema, a projeção das órbitas da Terra e do Cometa Halley é mostrada em torno do sol.

Quando a Terra passa pela zona onde o cometa passou, e isto acontece 2 vezes ao ano, as partículas de poeira ao entrarem na atmosfera do nosso planeta se incineram, e vemos flashes de luz, chamados meteoros ou estrelas cadentes. 

A intensidade de uma chuva de meteoros é medida de acordo com o número de meteoros que pode ser visto por hora, assumindo que o Radiante esteja na parte mais alta do céu, e que esteja sendo observada de um local sem poluição luminosa. 

A Chuva Eta Aquarids encontra-se em 4º lugar de acordo com esta medida de intensidade, com uma taxa de 60 meteoros por hora (1 por minuto!). 

Mas é claro que a frequência de meteoros que pode ser observada, não depende apenas do observador estar localizado em um local com pouca luz, mas também em qual hemisfério da Terra o observador está. 

Entre ontem e hoje, segunda-feira (05 de maio), e terça-feira (06 de maio de 2014), muitos tiveram a oportunidade de observar a chuva Eta Aquarids em seu pico.


Crédito: O. Córdoba

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |