APRESENTAÇÃO DO CANAL

Você Sabia? Que a Lua não é a unica companheira da Terra?

segunda-feira, 28 de abril de 2014.

Há muitos corpos que possuem órbitas muito próximas da Terra, mas há dois corpos, em particular, que algumas vezes são referidos como suas luas, embora eles não sejam exatamente merecedores deste título. Apesar de sabermos que daqui a 600 anos, um deles irá "agir" como uma segunda lua, por um período de 50 anos, dando uma volta pelo planeta Terra uma vez por ano

Descoberto em 1986, Cruithne 3753 é um asteroide com 5 quilômetros de diâmetro, que atualmente orbita em torno do Sol, e que possui uma ressonância orbital de 1:1 com a órbita da Terra. 

A órbita do asteroide é uma órbita ferradura e foi descrito como a "segunda lua da Terra", embora seja apenas um quase-satélite. 

Curiosamente, em um determinado momento de sua órbita, Cruithne 3753 parece estar seguindo o nosso planeta.

A gravidade da Terra afeta Cruithne de tal forma que a terra e esse asteroide retornam todos os anos para quase o mesmo lugar da órbita, um em relação ao outro. 

O asteroide Cruithne 3753 faz uma viagem que descreve uma ferradura.

No entanto, Cruithne não vai colidir com a Terra, porque a sua órbita é muito inclinada em relação a nossa. Ele se move dentro e fora do plano da eclíptica , ou plano da órbita da Terra em torno do sol.

Outro asteroide que segue o padrão da Terra em volta do Sol, em uma órbita semelhante ao desenho de uma ferradura é o 2002 AA29, com cem metros de diâmetro.

De acordo com a análise dos astrônomos, o asteroide primeiro se aproxima da Terra de um lado, e noventa e cinco anos depois, reaparece do lado contrário. 

O asteroide 2002 AA29 fez sua maior aproximação da Terra, a uma distância 12 vezes maior do a que separa a Terra da Lua, em 2003. Em seguida, ele continuou seu movimento em volta do Sol e reaparecerá no lado oposto em 2098.

Órbita em ferradura de 2002 AA29. O gráfico mostra uma revolução completa de 95 anos.
A posição de 2002 AA 29 ao longo da órbita é do ano de 2003
(última abordagem mais próxima da Terra). Image: JPL

Segundo os cientistas, este é o primeiro objeto celeste conhecido que apresenta uma órbita semelhante à forma de uma ferradura. Essa trajetória incomum seria resultado da complexa interação entre a atração gravitacional do Sol e da Terra.

Cálculos dos especialistas também indicam que o asteroide vai circular temporariamente pela Terra daqui a 600 anos. Por 50 anos, vai agir como uma segunda lua, dando uma volta pelo planeta uma vez por ano

Mas apesar do fenômeno, o 2002 AA29 não pode ser considerado um satélite genuíno porque sua órbita continuará a ser controlada pelo Sol.

O asteroide 2002 AA29 foi identificado pela primeira vez no dia 9 de janeiro de 2002, pelo grupo LINEAR.

Fonte: JPL/ NASA

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |