APRESENTAÇÃO DO CANAL

Você sabia? Que a Chuva de Meteoros Lyrids atingirá seu pico em 22 de Abril

quinta-feira, 17 de abril de 2014.

O Mês de Abril está sendo um espetáculo para astrônomos e simpatizantes!

Um show à parte foi o "close up" de Marte, com sua oposição à Terra (oposição de Marte é quando ele se aproxima da Terra, é bom destacar); outro foi A Lua de Sangue, para quem conseguiu ver!

Agora teremos mais um espetáculo, a chuva de meteoros Lyrids! Um show que já está em andamento, continua por mais uma semana, e atingirá seu pico em 22 de abril, exatamente no Dia da Terra

A Chuva de Meteoros Líridas, do inglês Lyrids, começou oficialmente em 16 de abril e deve continuar até 25 de abril, de acordo com a NASA . 

Seu pico, que normalmente dura menos de um dia, provavelmente vai acontecer no Dia da Terra este ano, ou melhor, na "Noite da Terra", entre a noite do dia 22 de abril e a manhã do dia 23 de abril, de acordo com a NASA. A taxa de pico esperada é de 15 a 20 meteoros por hora. 

Mas, em qualquer noite, entre os dias 16 e 25 de abril, ela poderá ser visível aqui em São Paulo! Aproximadamente a partir da meia noite do dia 16 de abril, na direção do horizonte noroeste. Mas, vale lembrar que apenas de locais que não tenham poluição luminosa! 

A verdadeira fonte da Lyrids é o Cometa Thatcher , um cometa de longo período que visitou pela última vez o nosso Sistema Solar interior, em 1861. 

Todo o mês de abril, a Terra atravessa seu "caminho orbital", e colide com uma nuvem de detritos que o cometa deixou para trás há mais de 150 anos atrás. 

Mas, Thatcher, por sua vez, está muito longe em sua órbita, aproximadamente 415 anos em torno do sol, e não vai voltar ao nosso "pedaço" até 2276. 

A chuva de Meteoros Líridas é uma chuva cujo radiante está localizado na região da constelação da Lira, próximo a estrela mais brilhante desta constelação, Vega. 

Crédito da Projeção: Astronomy

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |