APRESENTAÇÃO DO CANAL

Questão do Dia: Você já ouviu dizer que a galáxia de Andrômeda e a Via Láctea podem acabar colidindo uma com a outra no futuro?

sexta-feira, 25 de abril de 2014.
P & R: Via Láctea x Andrômeda

P: O que vai acontecer com essas duas galáxias se essa colisão ocorrer? 

R: Esta colisão não vai acontecer ainda por vários bilhões de anos, mas se isso acontecer, o gás das duas galáxias será espremido juntos e um enorme número de novas estrelas devem se formar. Um grande número de estrelas de grande massa vão explodir como supernovas, espalhando elementos pesados ​​como ferro e magnésio pelo universo afora. 

Toda a comunidade científica mundial já sabia que nossa galáxia, a Via Láctea e a nossa galáxia vizinha, Andrômeda (M31,NGC 224) estavam sendo "puxadas" uma contra a outra devido a atração gravitacional, mas agora o Hubble confirmou que as duas estão sendo atraídas para uma colisão frontal.

A imagem "simulada" acima, mostra como será a aparência do céu visto do nosso ponto de vista da galáxia daqui a aproximadamente 3,85-3,9 bilhões de anos.

Atualmente, a galáxia de Andrômeda que está localizada na constelação de Andrômeda, está a uma distância de nós de 2,5 milhões de anos-luz.

Legendas das Fotos da Primeira Imagem:

Primeira Linha à esquerda: Atualmente;

Primeira Linha à direita: Daqui a 2 bilhões de anos;

Segunda Linha à esquerda: Daqui a 3,75 bilhões de anos;

Segunda Linha à direita: Daqui a 3,85-3,9 bilhões de anos;

Terceira Linha à esquerda: Daqui a 3,85-3,9 bilhões de anos (na mesma época da anterior);

Terceira Linha à direita: Daqui a 4 bilhões de anos;

Quarta Linha à esquerda: Daqui a 5,1 bilhões de anos (na mesma época da anterior);

Quarta Linha à direita: Daqui a 7 bilhões de anos.

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |