APRESENTAÇÃO DO CANAL

O Maior Mosaico Interativo da Região Polar Norte da Lua! Em alta resolução!

quarta-feira, 19 de março de 2014.
Mosaico - Região Polar Norte da Lua
Os cientistas, usando câmeras que estão a bordo da espaçonave robótica "Orbitador de Reconhecimento Lunar", em inglês "Lunar Reconnaissance Orbiter" (LRO)*, da NASA, criaram o maior mosaico de alta resolução da região polar norte da nossa Lua!

A imagem tem dois metros por pixel, e cobre uma área equivalente e maior do que um quarto dos Estados Unidos. 

As imagens que compõem o mosaico foram tiradas pelas duas câmeras "Narrow Angle"** (NAC), que são parte da suíte de instrumentos, conhecido como Câmera Orbitadora de Reconhecimento Lunar, em inglês "Lunar Reconnaissance Orbiter Camera" (LROC). As câmeras são capazes de gravar uma faixa dinâmica enorme tanto de áreas iluminadas como de sombreadas. 

Acesse o conteúdo interativo! Lá é possível navegar pela imagem, com "zoom in" e "zoom out", ver as nomenclaturas, clicar nos atalhos do rodapé, onde mostram algumas regiões muito interessantes, e voltar para  a imagem completa no "view all".

Para visualizar a imagem com zoom e capacidade de "pan",


PARA ENTENDER MELHOR:

Por ser o nosso vizinho mais próximo, a Lua é um laboratório natural para investigar questões fundamentais sobre a Origem e Evolução da Terra e do Sistema Solar

Com o "Lunar Reconnaissance Orbiter" (LRO), a NASA VOLTOU PARA A LUA!

O que permitiu novas descobertas, e trouxe a Lua de volta aos olhos do público!

A LRO é uma missão robótica que se propôs a mapear a superfície da Lua e, após um ano de exploração, foi ampliada, com um conjunto único de objetivos científicos. 

Observações com a LRO, permitiram inúmeras descobertas inovadoras, e deram uma nova imagem para a Lua, como um corpo dinâmico e complexo.

Estes novos procedimentos criaram uma estrutura científica, por meio da qual,  foi possível se ter um novo desafio, o de melhorar a nossa compreensão dos processos em todo o Sistema Solar.

LRO

* Lunar Reconnaissance Orbiter (Orbitador de Reconhecimento Lunar, LRO) - é uma espaçonave robótica lançada pela Nasa, que atualmente está orbitando a Lua. O lançamento não tripulado do Lunar Precursor Robotic Program (Programa de Precursores Robóticos Lunares), ocorrido em 18 de junho de 2009, foi considerado a primeira missão dos Estados Unidos para a Lua em mais de dez anos.
NAC


** As duas câmeras Narrow Angle (NACs), da espaçonave LRO, tem a missão de adquirir imagens dos pólos Norte e Sul da nossa Lua, que são locais de pouso em potencial para futuros visitantes humanos, além de mapear muitos outros locais cientificamente interessantes sobre a lua. As NACs também tem a missão de fazer novas imagens dos locais de pouso da Apollo, a fim de estudar a forma como a Lua mudou nos últimos 40 anos. Com elas, os cientistas podem estudar a superfície lunar em detalhes surpreendentes. 



Crédito da imagens: Malin Space Science Systems/ NASA/GSFC/Arizona State University.


Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |