APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Terra é o único mundo conhecido que pode sustentar a vida na forma que conhecemos? Conheça alguns possíveis candidatos a Mundos Habitáveis fora do nosso Sistema Solar!

quarta-feira, 5 de março de 2014.
Em um esforço para encontrar mundos, potencialmente habitáveis, fora do nosso Sistema Solar, algumas estrelas, similares ao nosso Sol, estão sendo monitoradas.

Muitos planetas, previamente desconhecidos por nós, estão sendo encontrados, incluindo mais de 700 mundos que foram descobertos recentemente pelo satélite Kepler, da NASA. Tornando o ano de 2014, um marco em número de descobertas de exoplanetas, em relação as duas últimas décadas de pesquisas.

Retratado acima, nas ilustrações de um artista, estão doze planetas extrassolares*, que orbitam nas zonas habitáveis**, as suas estrelas. 

O histograma mostra o número de exoplanetas, classificados por tamanho, de todos os exoplanetas conhecidos. As barras azuis, no histograma, representam todos os exoplanetas conhecidos, por tamanho. As barras laranjas representam os planetas recém-verificados do Kepler.

Estes exoplanetas tem a temperatura certa para que a água seja líquida em sua superfície.

Embora a nossa tecnologia ainda não seja capaz de detectar vida nestes mundos, encontrar exoplanetas habitáveis é um passo que ajuda a humanidade a entender melhor seu lugar no Cosmos.
O histograma mostra o número de descobertas de exoplanetas, por ano, para as últimas duas décadas de pesquisa de exoplanetas. As barras azuis mostram as descobertas anteriores de exoplanetas, as barras vermelhas mostram os planetas que foram descobertos anteriormente pelo Kepler, a barra laranja apresenta os 715 novos planetas anunciados pelo Kepler..
A missão do Kepler é determinar qual a percentagem de estrelas, como o nosso Sol, que possuam pequenos planetas ao seu redor, que tenham o tamanho e a temperatura aproximada com a existente na Terra.


* Um exoplaneta, ou planeta extrassolar, é um planeta que orbita uma estrela que não seja o Sol e, desta forma, pertence a um sistema planetário distinto do nosso.
**A zona habitável de seus Sóis, é definida como o intervalo de distância a partir de uma estrela, onde a temperatura da superfície de um planeta em órbita, podem ser adequados para a existência de água na forma líquida.


Créditos:
Ilustração: Planetary Habitability Laboratory (UPR Arecibo);
Primeiro Histograma: NASA Ames/W Stenzel;
Segundo Histograma: NASA Ames/SETI/J Rowe.

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |