APRESENTAÇÃO DO CANAL

Túnel do tempo: Centaurus A, um velho amigo!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014.

Há apenas algumas semanas após o Observatório de Raios-X Chandra da NASA iiniciar suas operações em 1999, o telescópio apontou para Centaurus A.

Veja a evolução: à esquerda vemos a foto de  Centaurus A, que foi tirada em 1999, à direita uma foto de 2009.

Desde então, Chandra voltou a sua atenção para esta galáxia, reunindo cada vez mais dados. E, como uma foto antiga de família que foi restaurada digitalmente, as novas técnicas de processamento estão fornecendo aos astrônomos  um novo olhar sobre este velho amigo galáctico.

Como em todas as imagens do Chandra de Cen A, a imagem de 1999, já mostrava o jato espetacular de material  (fluindo para fora) - visto apontando do centro para o canto superior esquerdo - que é gerado por um buraco negro gigante no centro da galáxia.

Além disto,  capturou um instante de alta energia de Cen A e destacou uma faixa de poeira que envolvia a “cintura” da galáxia.

Os astrónomos já pensavam  que esta característica é um remanescente de uma colisão que Cen A “experimentou” com uma galáxia  menor , milhões de anos atrás.

Centaurus A é uma grande galáxia, com magnitude visual de 7,58, localizada a 14 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Centauro (Centaurus). Ela contém  um jato gigantesco a partir de um buraco negro central supermaciço.

Crédito da imagem a esquerda: X-ray: NASA / CXC / U. Birmingham / M. Burke et al.

Crédito da imagem a direita: Chandra/ESO/VLA.

1 Comentário:

Anônimo disse...

solicito saber se um dos buracos negros dentro dele é em terceira dimensão

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |