APRESENTAÇÃO DO CANAL

Estudantes londrinos descobriram a Supernova mais brilhante do século 21!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014.

m82-supernova-2014j-peak-brightness-how-to-see-it-observingUma  noite nublada em Londres levou alunos a descobrirem a mais brilhante supernova do século 21 até os dias de hoje. (círculo vermelho)

Os alunos e funcionários da observatório de ensino da UCL, o Observatório da Universidade de Londres, detectaram por acaso, a  supernova mais próxima da Terra das últimas décadas.

A nova supernova 2014J, a mais brilhante desde 1993, está localizada na galáxia M82, a Galáxia do Charuto. Ela é uma supernova do tipo Ia e  acaba de atingir seu brilho máximo de magnitude de 10.6.

m82-supernova-2014j-peak-brightness-how-to-see-it-observing-2

A Imagem a esquerda mostra M82 antes da detecção da Supernova. A Direita, podemos ver M82 já com sua Supernova.

Esta é uma supernova resultante de uma estrela anã branca de um sistema estelar binário que recolhe continuamente material adicional de sua parceira.

M82 fica a uma distância de cerca de 12 milhões de anos-luz, o que explica o brilho visível de 2014J em nossos céus.

2014J é brilhante o suficiente para ser vista com pequenos telescópios ou talvez com (muito) grandes binóculos.

A descoberta foi realizada ás 19:20 GMT do dia  21 de janeiro, por uma equipe de alunos - Ben Cooke, Tom Wright, Matthew Wilde e Guy Pollack - assistida pelo Dr. Steve Fossey.

Foto: UCL / University of London Observatório / Steve Fossey / Ian Howarth / Ben Cooke / Guy Pollack / Matthew Wilde / Thomas Wright)

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |