APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Sonda MRO, em órbita de Marte , encontra pistas da possível existência de água líquida no Planeta Vermelho!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014.

PIA17934-MAIN_Ojha-1b-br2A sonda espacial  “Mars Reconnaissance Orbiter” (MRO), da NASA, que está em órbita de Marte, encontrou pistas da mais forte indicação da  existência de água líquida no planeta vermelho.

As evidências encontradas são marcas escuras que avançam  para baixo de algumas encostas marcianas quando as temperaturas sobem. Na imagem abaixo, três setas apontam para estes fluxos.

PIA17933_Ojha-1a-br2

A  principal hipótese deste tipo é um fluxo de água, perto da superfície, no qual permanecem sais líquidos que tem a propriedade de reduzir o ponto de congelamento da água pura.

Estes fluxos, agora documentados em vários lugares em Marte, formam e crescem durante as estações mais quentes, exatamente  quando a temperatura da superfície é quente o suficiente para que o gelo salgado derreta, e em seguida,  possa esvair-se ou desaparecer completamente na estação mais fria.

800px-A_sonda_MOR_e_a_acao_de_seus_instrumentos

Mars Reconnaissance Orbiter é uma sonda norte-americana que tem a finalidade de procurar evidências da existência de água, no passado remoto de Marte.

Trata-se de uma sonda enviada pela NASA, sob os cuidados do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), que está encarregado de gerenciar esta sonda.

A sonda foi lançada em 10 de agosto de 2005, as 11:43 hs da manhã, da Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral, situada no estado da Flórida, por um foguete da “Lockheed Martin”, modelo Atlas V 401.

O tema da missão da “Mars Reconnaissance Orbiter” é  "Siga a água".

Os instrumentos científicos presentes na sonda monitoram, de forma associada,  o presente ciclo de água na atmosfera de Marte, e a deposição e sublimação de gelo de água na superfície.

Além disto, a “Mars Reconnaissance Orbiter” procura por características diversas da superfície,  e por minerais (tais como carbonatos e sulfatos) que registram a presença prolongada de água líquida na superfície,  num passado remoto da história do planeta.

Crédito da Ilustração: NASA / JPL

Créditos das imagens : NASA / JPL / MRO

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |