APRESENTAÇÃO DO CANAL

Você Sabia? Que no céu existe um Triângulo?

terça-feira, 3 de dezembro de 2013.

Summer Triangle - asterismo_
O Triângulo de Verão, “Summer Triangle”, é um asterismo que tem a forma de um triângulo imaginário, que é composto por algumas das principais estrelas mais brilhantes de todo céu profundo.

Ele pode ser observado no verão do hemisfério norte, principalmente no verão.

Este triângulo cruza a faixa nebulosa da Via Láctea, a qual é dividida em duas, próxima a estrela Deneb (alpha cygni), por um grande aglomerado de poeira chamado de Cygnus Rift.

O triângulo consiste da interligação de três estrelas que são consideradas, dentre outras, as mais brilhantes de todo o céu profundo, sendo que cada uma delas é considerada a mais brilhante de sua própria constelação.

A primeira estrela mais brilhante do Triângulo de Verão é Vega, a estrela alpha da constelação da Lira (Lyra), que é considerada a 5ª estrela mais brilhante de todo o céu profundo.

A próxima mais brilhante é Altair, a estrela alpha da constelação da Águia (Aquila), que é considerada a 12ª estrela mais brilhante de todo o céu.

E por último Deneb no Cisne (Cygnus), que é considerada a 19ª estrela mais brilhante do céu.

Crédito: As Maravilhas do Céu Estrelado / Stellarium

1 Comentário:

Unknown disse...

Meu filho gosta tanto de estrelas que resolvi ler um pouco para poder tirar dúvidas.

Postar um comentário

Olá! Sejam Bem vindos! Obrigado por Contemplarem "As Maravilhas do Céu Estrelado"! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |