APRESENTAÇÃO DO CANAL

Você Sabia? Que no céu existe um Triângulo?

terça-feira, 3 de dezembro de 2013.

Summer Triangle - asterismo_
O Triângulo de Verão, “Summer Triangle”, é um asterismo que tem a forma de um triângulo imaginário, que é composto por algumas das principais estrelas mais brilhantes de todo céu profundo.

Ele pode ser observado no verão do hemisfério norte, principalmente no verão.

Este triângulo cruza a faixa nebulosa da Via Láctea, a qual é dividida em duas, próxima a estrela Deneb (alpha cygni), por um grande aglomerado de poeira chamado de Cygnus Rift.

O triângulo consiste da interligação de três estrelas que são consideradas, dentre outras, as mais brilhantes de todo o céu profundo, sendo que cada uma delas é considerada a mais brilhante de sua própria constelação.

A primeira estrela mais brilhante do Triângulo de Verão é Vega, a estrela alpha da constelação da Lira (Lyra), que é considerada a 5ª estrela mais brilhante de todo o céu profundo.

A próxima mais brilhante é Altair, a estrela alpha da constelação da Águia (Aquila), que é considerada a 12ª estrela mais brilhante de todo o céu.

E por último Deneb no Cisne (Cygnus), que é considerada a 19ª estrela mais brilhante do céu.

Crédito: As Maravilhas do Céu Estrelado / Stellarium

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |