APRESENTAÇÃO DO CANAL

Você Sabia? Que as estrelas de Escorpião estão na bandeira do Brasil?

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013.
Algumas estrelas da constelação de Escorpião (Scorpius) estão ilustradas na nossa Bandeira e representam, cada uma, um estado do nosso país.

A bandeira do Brasil é a única bandeira que possui a mais completa ilustração celeste já imaginada para uma bandeira nacional.

O seu círculo interno azul corresponde a uma esfera celeste inclinada, projetada para a latitude da cidade do Rio de Janeiro, do dia 15 de novembro de 1.889 (data da Proclamação da República), exatamente quando marcava 12 horas siderais, ou seja, 8 horas e 30 minutos.

Cada uma das estrelas da Bandeira, representa um Estado da Federação. São portanto 27 estrelas, de 8 constelações, representando os atuais 26 estados e o Distrito Federal brasileiros.

Para identificarmos no céu essas estrelas, a primeira coisa que devemos notar é que em nossa bandeira, as estrelas aparecem invertidas (espelhadas), em relação à disposição que as vemos no céu.

Isso acontece, porque segundo a lei No 5.700, de 1 de setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais, as estrelas presentes na Bandeira Brasileira, devem ser consideradas como vistas por um observador que está "situado fora da esfera celeste".
Veja as estrelas de Escorpião que estão na nossa Bandeira e os respectivos estados que elas representam individualmente:


Alpha Scorpii - Antares - Estado: Piauí;

Beta Scorpii - Graffias - Maranhão;

Epsilon Scorpii - Wei - Ceará;

Lambda Scorpii - Shaula - Rio Grande do Norte;

Kappa Scorpii - Girtab - Paraíba;

Theta Scorpii - Sargas - Alagoas;

Mu Scorpii - Pernambuco.

A atual Bandeira nacional foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares.

No lugar da coroa imperial, eles colocaram a esfera azul-celeste e a frase "Ordem e Progresso", escrita em verde.

A bandeira brasileira começou a ser usada no dia 19 de novembro de 1889. Por isso, nessa data comemora-se o Dia da Bandeira.

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |