APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Estrela que está em seu último Suspiro de Vida! E que pode explodir a qualquer momento!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013.
Betelgeuse, a alpha orionis, pode explodir como uma supernova a qualquer momento!

Ela é uma estrela gigante vermelha, localizada na constelação de Órion (Orion), que é considerada uma das estrelas que tem um dos maiores diâmetro conhecido, com placar de 667 vezes o diâmetro do nosso Sol.

Estrelas gigantes vermelhas são estrelas mais frias que o nosso Sol e também são muito maiores que ele.

A estrela Betelgeuse, por exemplo, é uma efervescente estrela que tem 14 vezes a massa do Sol.

Mas, quando seu combustível nuclear acabar vai se tornar instável, pode virar uma estrela de nêutrons e implodir em uma supernova colossal.

E quando isto acontecer vai iluminar todo o céu noturno, de forma que será visível até durante a luz do dia.
Betel_haubois800

Pode até ser que esta explosão já tenha ocorrido, já que esta estrela está a 429 anos-luz de nós, e ainda não tenha dado tempo suficiente para a luz desta explosão chegar até aqui, já que uma explosão como esta só é vista da Terra muito tempo depois de ocorrer, como também a luz de todos os astros existentes no firmamento, só chegam até nós, muito tempo depois de serem emitidas pelos astros.

Crédito: Xavier Haubois (Observatoire de Paris) et al.

3 Comentários:

As Maravilhas do Céu Estrelado disse...

Com certeza a vida na Terra seria extinta se Betelgeuse explodisse!

Já que ela está a aproximadamente 429,16 anos-luz de nós. Isto quer dizer que se a data da explosão fosse hoje, a primeira onda de impacto demoraria mais de 400 anos para chegar aqui na Terra. Esta onda de impacto seria de radiação eletromagnética de alta energia - Raios Gamma.

Entretanto, se ela já explodiu, ainda não sabemos!

Mas, se ela explodiu no ano de 1600, com certeza a primeira onda de impacto está prestes a chegar.

Site Astronomia disse...

No dia em que Betelgeuse explodir, a explosão será mesmo muito forte. Apesar disso, e dada a grande distância de Betelgeuse, os cientistas defendem que a vida na Terra não correrá qualquer perigo. Será sim um belíssimo espetáculo astronómico. Mas é bem mais provável que tal não ocorra nos nossos dias.

As Maravilhas do Céu Estrelado disse...

Os Raios Gama são um tipo de "luz", de altíssima energia. Assim como a luz comum está energia é transportada por partículas denominadas "fotons". Quando estamos na praia, tomando um banho de sol, sentimos em nossa pele a sensação de calor trazida pelos fotons que foram emitidos pelo Sol, cerca de oito minutos antes. Quando uma estrela como Betelgeuse explode como Supernova, um enorme fluxo de fotons de altíssima energia, os chamados Raios Gama, é lançado, de forma esférica para o espaço; ao chegarem a Terra, eles irão Atingir De Forma mortal os seres vivos que aqui existem, pois têm tanta energia, que literalmente irão incinerar a todos. E não há nada o que se possa fazer, pois o próprio aviso da estrela (o brilho da explosão), será o nosso carrasco.

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |