APRESENTAÇÃO DO CANAL

O Fantasma de Mirach!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013.
PIA11393_NGC_404
O Fantasma de Mirach (NGC 404), "Ghost of Mirach" , é uma galáxia que tem este nome devido ao fato de estar tão próxima da estrela Mirach, que se perde em seu brilho, aparentando ser um fantasma. 

Mirach é uma estrela gigante vermelha considerada a mais brilhante da constelação de Andrômeda, juntamente com a estrela “Alpheratz” (alpha And.), já que ambas possuem magnitudes visuais de 2,06.

O nome popular da estrela “Mirach”, provém do árabe “Mizar”, e significa “o quadril”. Além disto, pode também ser chamada de “Beta And.” e de “Beta Andromedae”. 

Mirach está localizada muito próximo da galáxia, a apenas 200 anos-luz de distância. E sua localização fica facilitada pois é visível a olho nu.

Entretanto, o campo de visão do “fantasma” se estende por 55 mil anos-luz de diâmetro, possui magnitude visual de 11, e está localizado a 11 milhões de anos-luz da Terra.

Mas quando a galáxia “fantasma” é vista em luz ultravioleta, é possível detectar um anel nunca antes visto. 

Este anel, visto em azul na imagem acima, contém novas estrelas, o que é uma surpresa, considerando que a galáxia foi previamente pensada, como sendo, essencialmente, morta.

Crédito de imagem: NASA / JPL-Caltech / DSS

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |