APRESENTAÇÃO DO CANAL

O Escorpião

sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
A constelação do Escorpião é uma grande e espetacular constelação localizada no hemisfério celeste sul entre as constelações de Libra e Sagitário. Ela é considerada uma constelação austral, zodiacal1, ou seja, localizada no hemisfério sul celeste, ao longo da eclíptica 2.

A região do céu de Escorpião é belíssima de se observar, devido ao fato do  equador galáctico cruzar a constelação de um extremo a outro, muito próximo ao ferrão do escorpião.



É repleta de cúmulos estelares, além de possuir inúmeras nebulosas planetárias, nebulosas escuras, e outros aglomerados abertos interessantíssimos de se observar. Os cúmulos estelares mais famosos desta constelação são os aglomerados globulares M4 e M80, e os aglomerados abertos M6 e M7.


EstrelaEstrelaEstrelaComo encontrar Escorpião no céu?



É possível observar Escorpião,  completamente,  de todo o hemisfério sul do planeta, principalmente  durante a primavera de cidades localizadas, desde a latitude 0º Sul até 90º Sul. Além disto,  pode também ser vista no zênite,  quando o observador estiver localizado em cidades próximas a latitude 26º Sul.

No hemisfério norte, a observação de  Escorpião fica extremamente prejudicada, devido a ser uma constelação do hemisfério sul, e por ser apenas vista quando o observador estiver localizado em cidades mais próximas da linha do Equador, e neste caso, quanto mais ao sul, o observador estiver,  mais alta esta constelação estará no céu, quanto mais ao norte, menores ficam as chances de visualização desta constelação na sua totalidade.

Escorpião  só é visível, completamente no céu do hemisfério norte, principalmente na primavera, de regiões localizadas entre as latitudes 0º e 44º Norte. 

A visualização desta constelação fica parcialmente comprometida, em regiões localizadas aproximadamente entre as latitudes 44º Norte e 81º Norte, pois só é possível localizar parte desta constelação no céu.

Já, um observador que esteja localizado em cidades situadas entre as latitudes 81º Norte e 90º Norte, jamais consegue ver Escorpião no céu, pois ela estará sempre escondida abaixo do horizonte do observador.

Para localizar  Escorpião no céu com  mais facilidade, devemos primeiramente localizar a constelação de Sagitário,  e Escorpião estará a oeste do arqueiro. 

Outra forma de localizá-la, é através da estrela Antares (alpha scorpii) que é a estrela mais brilhante da constelação e também a 14ª mais brilhante de todo o céu profundo.

Em cidades que possuam muita poluição luminosa a localização de Escorpião fica totalmente comprometida, pois o ideal seria observá-la em áreas sem nenhuma luz, ou seja, sem poluição luminosa.

EstrelaEstrelaEstrelaVocê sabia?
  • que os romanos conheciam a estrela Antares, estrela alpha desta constelação, como “Cor Scorpionis” que significa “o coração do escorpião”;
  • que devido a sua posição na eclíptica, o caminho aparente que o Sol faz no céu, Antares pode ser ocultada pela Lua, e muito raramente, pelos planetas do nosso Sistema Solar. E que durante uma destas ocultações realizada por nossa Lua, em 13 de abril de 1819, sua companheira Antares B foi descoberta;
  • que na cultura mesopotâmia, Antares era considerada uma das quatro estrelas que eram chamadas de “Estrelas Reais”, as outras três eram a Aldebaran (alpha tauri), em Touro, a Regulus (alpha leonis), em Leão, e a Formalhaut (alpha piscis austrini), em Peixe do Sul;
  • que a constelação de Escorpião é uma das constelações de origem grega, que foi citada pelo astrônomo egípcio Claudius Ptolemaeus, popularmente conhecido por Ptolomeu, em uma de suas obras escritas em grego “O Almagesto”, “He Mígale Sintaxis” que significa “O grande Tratado”.
Nome em Português: Escorpião;

Genitivo Latino: Scorpii;

Abreviação do nome: Sco.;

Origem do nome: Do latim “scorpionis”;

Localização: Constelação zodiacal localizada ao longo da eclíptica;

Família de constelações: Pertencente a família de constelações do Zodíaco;

Constelações limites:

Ao Sul: constelação da Régua (Norma) e do Altar (Ara);

À Oeste: constelação da Régua (Norma), do Lobo (Lupus) e da Libra (Libra);

Ao Norte: constelação da Libra (Libra), do Ofiúco (Ophiuchus) e de Sagitário (Sagittarius);

À Leste: constelação da Coroa Austral (Corona Australis) e do Sagitário (Sagittarius);

Ascensão reta: de 15h47,39min. a 17h58,26min.;

Declinação: de –08,87º a –45,60º.

Créditos:
Vídeo: As Maravilhas do Céu Estrelado;
Imagens: para ver os créditos das imagens, clique sobre "exibir apresentação de slides" localizado no mosaico de imagens acima.
___________________________________________________
1 Zodíaco é uma zona circular na esfera celeste, que se estende por  cerca de 8° em cada lado da eclíptica, e forma a faixa sobre a qual se movem o Sol, a Lua e os planetas em órbita. As constelações, que estão dentro desta faixa, são geralmente chamadas de constelações zodiacais.
2 Eclíptica é a circunferência imaginária correspondente à trajetória aparente do Sol na esfera celeste, ou seja,  o caminho aparente percorrido pelo Sol durante o ano.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Ótimo trabalho!

Unknown disse...

Oi. Eu gostaria de saber quando posso ver essa constelação?

João Batista Salgado Loureiro disse...

Esta constelação é melhor vista nos meses do outono e do inverno.
Hoje, no verão, ela pode ser vista a partir das 2h05m da madrugada, horário em que ela nasce no horizonte leste, num azimute (ângulo medido a partir do Ponto Cardeal Norte) de 124° 15' 30".
À medida que nos aproximamos do inverno, o Escorpião irá, dia após dia, nascendo mais cedo, até ser possível vê-la logo após o anoitecer.

watson arkhanjo disse...

meus parabéns, tua pagina é muito boa, bem explicado, de forma inteligentemente fácil de se entender mais sem beirar a ignorância...

A&A Comercial Bauru disse...

Eu tive a felicidade de estar na Austrália e de madrugada ver nitidamente um escorpião no céu . Foi até hj a coisa mais linda que meus olhos ja viram . Nunca vou esquecer desta visão .

João Batista Salgado Loureiro disse...

Obrigado por todos vocês contemplarem As Maravilhas do Céu Estrelado! Espero, que vocês continuem fazendo parte desta jornada! Céus Estrelados!

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |