APRESENTAÇÃO DO CANAL

O Telescópio Kepler anuncia uma nova Era para a Astronomia!

terça-feira, 5 de novembro de 2013.
Skittles-histo_2013-Nov_faded-FINAL
Cientistas de todo o mundo estão reunidos esta semana, no Centro de Pesquisa Ames da NASA, em Moffett Field, na Califórnia, para a segunda Conferência “Kepler” de Ciência , onde discutirão as últimas conclusões referentes as análises dos dados que foram coletados do telescópio espacial Kepler.

Inclusos nestes resultados, está a descoberta de 833 novos planetas, que serão anunciadas hoje, pela equipe de Kepler. 

Dez destes candidatos, têm menos do que o dobro do tamanho da Terra, e orbitam a zona habitável de seus Sóis, que é definida como o intervalo de distância a partir de uma estrela, onde a temperatura da superfície de um planeta em órbita, podem ser adequados para a existência de água na forma líquida.

Há dois anos atrás, nesta conferência, a equipe do Kepler anunciou o primeiro planeta localizado nesta zona habitável, o Kepler-22b

Desde então, mais quatro candidatos foram localizados nesta zona habitável, incluindo dois pertencentes a um único sistema.

Os dados desta análise, também mostram que a maioria das estrelas em nossa galáxia tem pelo menos um planeta

Isso sugere que a maioria das estrelas no céu noturno, pode ser o lar de sistemas planetários, talvez alguns como o nosso Sistema Solar.

"O impacto dos resultados da missão Kepler na pesquisa a respeito de exo-planetas, e astrofísica estelar, é ilustrado pela presença de cerca de 400 cientistas, de 30 países, na Conferência Kepler de Ciência", disse William Borucki, investigador principal do centro Ames. "Nós nos reunimos para celebrar e expandir o nosso sucesso coletivo, na abertura de uma nova Era da Astronomia."

Desde os primeiros três anos de dados coletados do Kepler, mais de 3.500 mundos potenciais surgiram. 

Desde a última atualização, em janeiro, o número de candidatos a planetas, identificados pelo Kepler, aumentou em 29 por cento, e agora totalizam 3.538.

Uma análise liderada por Jason Rowe, pesquisador do Instituto SETI, em Mountain View, na Califórnia, determinou que o maior aumento, de 78 por cento, foi encontrado na categoria de planetas que têm o mesmo tamanho da Terra. Esta análise utilizou dados de uma base de observações realizadas, a partir de maio de 2009 a março de 2012. As descobertas de Rowe, apoiam a tendência observada de que os planetas menores são mais comuns.

Uma análise estatística independente, de quase quatro anos de dados coletados pelo Kepler, sugere que uma em cada cinco estrelas como o nosso Sol, é o lar de um planeta que tem até duas vezes o tamanho da Terra, orbitando em um ambiente temperado. 

Uma equipe de investigação liderada por Erik Petigura, doutorando na Universidade da Califórnia, em Berkeley, utilizou dados publicamente acessíveis do Kepler para obter este resultado.

Dados do Kepler, também alimentaram outro campo da astronomia, apelidado de Asterosismologia - o estudo do interior das estrelas. 

Os cientistas examinaram as ondas de som geradas pelo movimento de ebulição (transporte de calor por convecção), que ocorre abaixo da superfície de estrelas. 

Eles sondaram a estrutura interior de uma estrela, assim como os geólogos fazem quando usam ondas sísmicas geradas por terremotos, para sondar a estrutura interior da Terra.

A missão do Kepler é determinar qual a percentagem de estrelas, como o nosso Sol, que possuam pequenos planetas ao seu redor, que tenham o tamanho e a temperatura aproximada com a existente na Terra


Durante quatro anos, o telescópio espacial monitora, simultaneamente e continuamente, o brilho de mais de 150.000 estrelas, e realiza uma medição a cada 30 minutos. Mais de um ano dos dados coletados continuam a ser totalmente revistos e analisados.


Kepler é missão do “NASA's 10th Discovery Missione”, que foi financiado pela agência "Science Mission Directorate".

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |