APRESENTAÇÃO DO CANAL

O Pequeno Sombrero de Pégaso!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013.
NGC7814_Pequeno_Sombrero
Aponte o telescópio para o alto, e faça um voo, através da constelação de Pégaso (Pegasus), para encontrar esta extensão de estrelas e de galáxias distantes da Via Láctea. E, aí, é só centrar na galáxia NGC 7814, para ver um belo campo de visão, que poderia ser coberto pela Lua cheia.

NGC 7814 é, às vezes, chamada de "Pequeno Sombrero", devido a sua semelhança com a brilhante, e mais famosa, galáxia M104, a galáxia do Sombrero.

Ambos os "Sombreros", são galáxias espirais, e ambos têm grandes protuberâncias centrais, cortadas por um disco fino, que tem faixas de poeira em sua silhueta. 

Na verdade , NGC 7814 está aproximadamente a 40 milhões de anos-luz de distância, e tem cerca de 60 mil anos-luz de diâmetro. 

Isso, realmente faz, com que o "Pequeno Sombreto" se assemelhe mais com seu "homônimo", já que tem tamanho físico semelhante. Entretanto, só aparenta ser menor, e ter brilho mais fraco, pois está localizado a uma distância maior de nós.

Uma galáxia anã, muito fraca, potencialmente, um satélite de NGC 7814, é revelada na imagem, logo abaixo da Pequena Sombrero.

Crédito da Imagem: Ken Crawford ( Rancho Del Sol Obs. ) Colaboração: David Martinez-Delgado ( ARI-ZAH, Univ Heidelberg. )

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |