APRESENTAÇÃO DO CANAL

“King Fish”, um Diagrama Interativo de Galáxias em forma de Diapasão do Hubble!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013.
Kingfish
Neste lindo diagrama interativo, chamado "Kingfish1, podemos ver 61 galáxias, mais próximas de nós, que foram “ capturadas” pelo Herschel da ESA, e pelo telescópio espacial Spitzer da NASA. 

Na imagem, elas foram dispostas dentro do Diagrama em Diapasão de Hubble, que é um diagrama de classificação de galáxias que foi elaborado pelo astrônomo americano Edwin Hubble.

Estas galáxias, estão localizadas a uma distância de 10 a 100 milhões de anos luz da Terra, e fazem parte de dois programas: uma pesquisa sobre “o que está por trás” das galáxias próximas, chamado "Kingfish", nome que provém da junção das iniciais do programa "the Key Insights on Nearby Galaxies: a Far-Infrared Survey with Herschel", e outra a respeito de galáxias próximas do Spitzer. 

Ao invés de estrelas, as imagens mostram a poeira entre elas, que é aquecida suavemente por estrelas jovens e quentes, e que são visíveis apenas em imagens infravermelhas, já que as “diferentes temperaturas” existentes, podem ser captadas por telescópios infravermelhos, como Herschel e o Spitzer.

Cada imagem é uma composição de três cores, em azul, podemos ver poeira quente, que foram detectadas pelo Spitzer, em 24 microns, já em verde, podemos ver poeira “refrigerada”, que foram detectadas pelo Herschel, em 100 mícrons, e detecções em 250 mícrons, podemos ver em vermelho.

Ao clicar em cada uma das galáxias, no diagrama interativo "Kingfish", mais informações sobre elas são fornecidas , como por exemplo, a sua classificação, distância, tamanho e localização no céu.

Acesse o Diagrama Interativo King fish, em forma de Diapasão do Hubble em: KingFish

1"Kingfish" é uma pesquisa de imagem e espectroscopia 2  destas 61 galáxias. Seus objetivos gerais são caracterizar o "ISM" destas galáxias, o aquecimento e a refrigeração de seus componentes, gás e poeira, e para melhor compreender os processos físicos que ligam a formação de estrelas e do "ISM". "Kingfish" é um descendente direto do Spitzer, que produziu uma completa gama de imagens provenientes do Spitzer, além de um mapeamento espectroscópico e um amplo conjunto de observações complementares multivariada para esta amostra.

2 Espectroscopia - conjunto de métodos para análise de substâncias, baseados na produção e interpretação de seus espectros de emissão, ou absorção de radiações eletromagnéticas (p.ex., nas regiões do infravermelho, ultravioleta, raios X, visível etc.)


 

Créditos: C. North, M. Galametz & the Kingfish Team

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |