APRESENTAÇÃO DO CANAL

Hoje, dia 18/10, ocorrerá um eclipse lunar penumbral!

sexta-feira, 18 de outubro de 2013.
Nesta sexta-feira, dia 18, ocorrerá um eclipse lunar penumbral, o último deste ano. O fenômeno poderá ser observado no leste das Américas, na Europa, na África e em algumas partes da Ásia.

O eclipse deve começar por volta das 18h51, de acordo com as previsões da Nasa (Agência Espacial Americana). O fenômeno deve terminar por volta de 22h50 – no horário de Brasília.

Neste eclipse, parte da lua ficará ocultada pela penumbra da Terra. 

Este será o terceiro eclipse do ano, já que em 25 de abril, tivemos um eclipse parcial da lua, e em 25 de maio, ocorreu outro eclipse penumbral.

Um eclipse total da lua, em que a mesma fica encoberta pela umbra da Terra, está previsto apenas para 15 de abril de 2014, e poderá ser observado do Brasil.

Para entender melhor:
A Terra está sempre metade iluminada pelo Sol (a metade dia).

Prolongando-se pelo espaço, a partir da metade noite da Terra, temos uma região cônica de sombra, chamada umbra. 

Se você estivesse em uma nave espacial, em algum ponto dessa região, você não veria o Sol, o que quer dizer que nenhuma luz do Sol chegaria diretamente a você.
Em torno dessa região de sombra temos uma região de penumbra (azul claro). Se na mesma nave espacial, você estivesse em algum ponto dessa região, você veria parte do Sol (um pedaço do disco solar estaria oculto pela Terra), o que quer dizer que apenas parte da luz do Sol chegaria a você.

Quando a Lua passa por essas regiões, umbra e penumbra, temos um Eclipse Lunar. 

Quando a Lua está parcialmente ou totalmente na região de penumbra, dizemos que temos um Eclipse Penumbral, Mas, quando ela está na transição da região de umbra com a de penumbra, dizemos que temos um Eclipse Parcial,  e quando está totalmente imersa na região de sombra, na umbra, dizemos que temos um Eclipse Total.

Créditos da ilustração:  As Maravilhas do Céu Estrelado
Fonte: Observatório Astronômico Frei Rosário - Caeté - MG

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |