APRESENTAÇÃO DO CANAL

Cassiopéia–Mitologia

terça-feira, 22 de outubro de 2013.
Cassiopeia   -   Кассиопея
Na mitologia grega, Cassiopéia, também chamada de Cassiepeia, de Cassíope, e de "filha única do mar".

Sua beleza era surpreendente, e em uma tarde, quando foi avistada na costa de Aethiopia, pelo rei Cepheus de Jaffa, Palestina (conhecida como Etiópia), ele imediatamente se apaixonou por ela. 

Cepheus então se casou com Cassiopéia, e lhe deu uma filha chamada Andrômeda .

Segundo a lenda, Cassiopéia era uma rainha muito arrogante e vaidosa, e em seu reino era muito conhecida e admirada por sua extrema beleza.

Certo dia, Cassiopéia, tão orgulhosa de sua imensa beleza, atreveu-se a comparar-se com a tão admirada beleza das ninfas marinhas, conhecidas como Nereidas. 

As Nereidas ofendidas com tamanha audácia, foram se queixar com Posêidon, o senhor dos mares. 

Enfurecido, Posêidon agitou seu tridente no mar e ocasionou uma imensa inundação no litoral pertencente à Etiópia, e em seguida evocou Cetus, um monstro marinho que vivia nas profundezas das águas locais, e ordenou que ele fosse devastar o litoral da Etiópia, devorando todo o rebanho e todo o povo que ali estavam.

O rei Cepheus, desesperado com o que estava acontecendo em seu reino, procurou o oráculo de Ammon para se aconselhar. 

O oráculo respondeu que se o rei quisesse salvar seu reino, deveria sacrificar sua filha Andrômeda, entregando-a ao monstro. 

O rei muito angustiado com o impasse entre proteger seu reino dos ataques do terrível monstro ou proteger sua amada filha, resolver entregá-la como oferenda ao monstro e acorrentou-a a uma pedra a beira mar. 

Mas, Perseus que passava por lá no mesmo momento, imediatamente salvou Andrômeda do monstro. O rei muito satisfeito com a atitude de Perseus ofereceu como recompensa a mão de sua filha Andrômeda.

Entretanto Posêidon, o senhor dos mares, ainda enfurecido com a rainha Cassiopéia, condenou-a a ficar eternamente sentada em uma cadeira no céu.

E até os dias de hoje a rainha Cassiopéia pode ser avistada, sentada em sua cadeira, na constelação de Cassiopéia, circundando o polo norte por toda a eternidade.

Segundo outras lendas, Cassiopéia, também conhecida como Mênfis, era esposa de Épafo.


Crédito da Imagem: Johannes Hevelius - astrônomo polonês (1611-1687)

2 Comentários:

Maria do Carmo Utsch M.R.Nunes disse...

Sabendo escolher, tem muita coisa boa na internet e esta page é uma dessas coisas lindas. A foto de fundo maravilhosa.. e são muito úteis e belas as suas matérias postadas. Parabéns.!

João Batista Salgado Loureiro disse...

Obrigado por contemplar As Maravilhas do Céu Estrelado! Espero, que você continue fazendo parte desta jornada! Céus Estrelados!

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |