APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Nebulosa Pequeno Haltere!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013.
M76_150crawford900c
M76 é uma nebulosa, chamada de “Little Dumbbell Nebula” que significa “Nebulosa Pequeno Haltere”, foi descoberta por Pierre Méchain, em 1780, e posteriormente catalogada por Charles Messier. 

M76 é um dos mais fracos, dos famosos objetos Messier, e uma, de um total de quatro, nebulosas planetárias, contidas no catálogo de Messier.

Ao longo dos anos, ficou popularmente conhecida por várias outras designações: “Cork Nebula”, “Butterfly Nebula” e “Barbell Nebula”.

A parte luminosa de M76, tem aproximadamente um diâmetro de 65 arcos de segundo, e está cercada por um halo fraco, que cobre uma região de aproximadamente 290 arcos de segundo de diâmetro. 

Este material foi provavelmente ejetado de uma estrela central, na forma de ventos estelares, quando esta ainda estava na fase de evolução, como uma estrela gigante vermelha.

Hoje, esta estrela central tem 16,6 magnitudes e uma alta temperatura de 60.000 K. Estas características nos levam a crer, que no futuro, dentre os próximos dez bilhões de anos, teremos notícias de que esta estrela provavelmente se acalmou, tornando-se assim uma anã branca.

M76, outrora, dava uma ideia de conter dois diferentes objetos, e por este motivo ainda existem dois números distintos no catálogo NGC (650&651) para se referir a ela.

Está localizada na constelação de Perseus (Perseu).

Crédito da Imagem: Ken Crawford (Rancho Del Sol Obs.)

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |