APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Galáxia do Triângulo

quarta-feira, 9 de outubro de 2013.
M33_by_Ramviswanathan
M33 ou Galáxia do Triângulo “Triangulum Galaxy” é um proeminente membro do Grupo Local de galáxias que provavelmente foi descoberto por Hodierna em 1654, e posteriormente observado e catalogado como M33 por Charles Messier em 1764.

Esta galáxia é pequena quando comparada com sua vizinha aparente, a galáxia de Andrômeda (M31), mas não tão pequena quanto”LGS 3” que é um dos menores membros de galáxias do Grupo Local e que possivelmente é um satélite de M33.

M33 está se aproximando de nosso Sistema Solar a uma velocidade de 182 Km/seg., e está a uma distância de 3 milhões de anos-luz de nós na constelação boreal do Triângulo (Triangulum). 

Foram descobertos 112 estrelas variáveis em M33 , incluindo 4 novas e 25 cepheidas, e sua massa foi estimada entre 10 e 40 bilhões de massas solares.

Um notável buraco negro estelar, batizado de “M33 X-7”, foi encontrado nesta galáxia em outubro de 2007. E, após diversas análises, os astrônomos anunciaram que ele tinha 15,7 vezes mais massa que o nosso Sol, sendo considerado por um curto período o buraco negro com a maior massa que já havia sido detectado, até que outra equipe anunciou, duas semanas depois, na comunidade astronômica, a descoberta de um buraco negro maior ainda, com 33 vezes a massa do nosso Sol na constelação de Cassiopéia.

Mas esta notável descoberta não ficou de lado, já que gerou diversas discussões na comunidade cientifica a respeito de como um buraco negro tão grande pode se formar.

Crédito da Imagem: Ram Viswanathan

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |