APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Galáxia do Sombrero! (vídeo)

sexta-feira, 25 de outubro de 2013.
IDL TIFF file

O Telescópio Espacial Hubble treinou seu "Nítido Olho" em uma das galáxias mais imponentes e fotogênicas do universo, a galáxia do Sombrero, Messier 104 (M104).

M104, ou NGC 4594, é uma brilhante galáxia que foi descoberta por Pierre de Méchain, em 1781, e posteriormente observada por Charles Messier, mas ele não a publicou em seu catálogo na época. 

É numericamente o primeiro objeto do catálogo, que não foi incluído no catálogo que foi publicado originalmente, pois Messier apenas anotou sua observação em sua cópia pessoal de seu catálogo.

Mas, foi Camille Flammarion quem observou, e adicionou M104 a lista oficial de objetos de Messier, em 1921. Outras adições foram feitas a esta lista, também no mesmo ano, como o M105-110.

M104 também é conhecida por “Sombrero Galaxy”, que significa “Galáxia do Sombrero”, devido a sua aparência se assemelhar a um chapéu mexicano de abas largas.

Em um valor relativamente brilhante de +8, M104 está classificada um pouco além do limite de visibilidade do olho nu e é facilmente visto através de pequenos telescópios. 

O Sombrero encontra-se no extremo sul do rico aglomerado de galáxias de Virgem e é um dos objetos mais maciços nesse grupo, o equivalente a 800 bilhões de sóis.

É o membro dominante de um pequeno grupo de galáxias, conhecido por Grupo de galáxias M104, ou grupo de galáxias NGC 4594. 

M104 está localizado a 29 milhões de anos-luz de nós, na constelação de Virgem (Virgo).

Crédito da Imagem: NASA and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

2 Comentários:

Cledson Oliveira Souza disse...

Fantástico!.

Paulo Dehes disse...

Mim sinto insignificante pequeno
Demais

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |