APRESENTAÇÃO DO CANAL

A enigmática galáxia do Rio Erídano!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013.
210307main_n1132_composite_665x639
NGC 1132 é uma galáxia elíptica que tem a aparência de uma “suave” mancha difusa, rodeada por diversas outras galáxias anãs.

Esta galáxia é um mistério para os astrônomos, pois possui uma enorme quantidade de matéria escura, equivalente a quantidade de matéria escura encontrada normalmente em grupos “inteiros” de galáxias. 

Curiosamente, a NGC 1132 também possui uma enorme quantidade de emissão de raios-x, comparável também a um grupo inteiro de galáxias.

A origem deste tipo de galáxias, permanece um mistério. Mas podemos afirmar que galáxias elípticas, como esta, podem conter de centenas de bilhões até trilhões de estrelas.

A galáxia NGC 1132 está localizada a aproximadamente 300 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação do Erídano* (Eridanus), e possui 13,3 de magnitude visual.

Para que pudéssemos ver, hoje, a luz gerada, a partir da NGC 1132, esta luz “deixou” a galáxia antes mesmo dos Dinossauros viverem na Terra.

Ademais, fascinantes galáxias podem ser vistas ao fundo de NGC 1132.

Para investigar melhor a história desta intrigante “bola” de trilhões de estrelas, os astrônomos fotografaram a galáxia NGC 1132, em luz visível, com o telescópio espacial Hubble, em luz de raios-X, com o Observatório de Raios-x Chandra.

Neste imagem composta, em falsa cor, a luz visível é branca , enquanto que a luz de raios-X, é azul, e indica a presença incomum de gás muito quente. A imagem de luz de raios-x também captou traços prováveis ​​da presença de matéria escura .

*Erídano - Nome de um rio celestial da mitologia grega. 

Crédito da Imagem: NASA , ESA , M. Oeste ( ESO, Chile ) e CXC / Penn. Estado / G. Garmire , et ai.

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |