APRESENTAÇÃO DO CANAL

A Caixa de Joias!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013.
Caixa de Jóias
NGC 4755 é um aglomerado aberto também chamado de “Jewel Box” que significa “Caixa de Joias”, e de “Kappa Crucis Cluster” que significa “Aglomerado Kappa Crucis”. 

NGC 4755 é um aglomerado aberto com um formidável agrupamento de estrelas de variadas cores que pode ser visível a olho nu com um brilho fraco. 

Em observações realizadas com binóculos é possível visualizar aproximadamente 10 dos mais brilhantes membros deste aglomerado.

Wide Field Image of the Jewel Box
Já observações com telescópios, exporão mais de 50 estrelas coloridas sobrepostas a um nevoeiro de membros mais fracos.

A maioria dos membros da Caixa de Joias são estrelas quentes azuis que brilham com uma luminosidade extremamente alta. 

A Caixa de Joias é um aglomerado muito jovem, com aproximadamente 7 milhões de anos de idade (Sky Catalog 2000), localizado a 6.500 anos-luz da Terra na constelação do Cruzeiro do Sul (Crux), próximo a uma enorme área escura do céu, dentro da faixa da Via Láctea, chamada: Saco de Carvão.
Caixa de Jóias-Stellarium
O nome “Caixa de Joias” foi dado por John Herschel. Mas, originalmente ele foi descoberto por Nicholas Louis de Lacaille em 25 de Março de 1752, em uma expedição para a África do Sul.

Crédito da Imagem: ESO
Projeção: Software Stellarium

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |