APRESENTAÇÃO DO CANAL

Nebulosas Planetárias! Em marcha!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013.

Astrônomos descobriram que nebulosas planetárias da família cósmica bipolar do centro de nossa galáxia, em forma de ampulheta ou borboleta, tendem a estar misteriosamente alinhadas no céu. O que é um resultado surpreendente, dadas as suas diferentes histórias e propriedades variadas de cada nebulosa.

Para a pesquisa, os astrônomos usaram o telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA e o telescópio New Technology do ESO para explorar mais de 100 nebulosas planetárias localizadas no bojo central da nossa galáxia.

Todas estas nebulosas são formadas em lugares diferentes e têm características diferentes. Nem as nebulosas individuais, nem as estrelas que elas formaram, interagem com outras nebulosas planetárias.

No entanto, um novo estudo realizado por astrônomos da Universidade de Manchester, Reino Unido, agora mostra semelhanças surpreendentes entre algumas dessas nebulosas: muitas delas estão "estranhamente" alinhadas no céu, ou seja, alinhadas da mesma forma.

O estágio final da vida de uma estrela como o nosso Sol têm como resultado uma expansão e expulsão das camadas externas da estrela para fora no espaço circundante, formando objetos conhecidos como nebulosas planetárias, em uma ampla gama de belas e marcantes formas. Um tipo destas nebulosas são conhecidas como nebulosas planetárias bipolares, pois criam uma névoa em forma de ampulheta ou em forma de borboleta em torno de sua estrela-mãe.


A pesquisa é apresentada em um artigo intitulado "Alignment of the Angular Momentum Vectors of Planetary Nebulae in the Galactic Bulge" nas notícias mensais do "Royal Astronomical Society" .


Nebulosas contidas na Imagem acima: 
Linha 1: NGC 6302, NGC 6881, NGC 5189, 
Linha 2: M2-9, Hen 3-1475, Hubble 5


Créditos:
ESA/Hubble & NASA 
NGC 6302: NASA, ESA and the Hubble SM4 ERO Team 
NGC 6881: ESA/Hubble & NASA 
NGC 5189: NASA, ESA and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA) 
M2-9: Bruce Balick (University of Washington), Vincent Icke (Leiden University, The Netherlands), Garrelt Mellema (Stockholm University), and NASA/ESA 
Hen 3-1475: ESA/Hubble & NASA 
Hubble 5: Bruce Balick (University of Washington), Vincent Icke (Leiden University, The Netherlands), Garrelt Mellema (Stockholm University), and NASA/ESA

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |