APRESENTAÇÃO DO CANAL

Nebulosa Trífida–Uma incubadora de estrelas!

quinta-feira, 13 de março de 2014.

Conhecida como M20 ou NGC 6514, esta nebulosa é um notável e bonito objeto celeste que consiste de duas componentes: uma distinta nebulosa de emissão e uma extraordinária nebulosa de reflexão, sendo ambas popularmente conhecidas por “Trifid Nebula”, que significa “Nebulosa Trífida”. (Trífido, provém do latim “trifidu”, e significa aberto ou fendido em três partes).

M20 foi batizada desta forma devido a sua famosa aparência com três lóbulos, e este nome foi primeiramente usado por John Herschel ao descrever esta nebulosa. 

Foi descoberta por Charles Messier em 05 de Junho de 1764 e descrita por ele como sendo um aglomerado de estrelas de oitava ou nona magnitudes, envolvidas em nebulosidade.



A nebulosa Trifid é uma gigante nuvem de formação de estrelas de gás e poeira localizada a 5.400 anos-luz de distância, na constelação de Sagitário (Sagittarius). E pode ser facilmente observada com um pequeno telescópio.

Esta imagem composta compara a imagem de luz visível conhecida da brilhante Nebulosa Trifid (painel esquerdo), com vistas de luz infravermelha do Telescópio Espacial Spitzer da NASA (dos três painéis restantes). 

Créditos: ver crédito na apresentação de slides

Crédito da Segunda Imagem: Subaru Telescope (NAOJ), Hubble Space Telescope, Martin Pugh; Processamento: Robert Gendler

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |