APRESENTAÇÃO DO CANAL

Mercúrio - O Mensageiro dos Deuses

sexta-feira, 13 de setembro de 2013.

Pela primeira vez na história, toda a superfície do planeta Mercúrio foi mapeada. 

Observações detalhadas da surpreendente crosta do planeta mais próximo do Sol estão em curso, desde que a nave Messenger  começou a orbitá-lo em 2011. 

Anteriormente, grande parte da superfície de Mercúrio era desconhecida, já que é próximo demais do Sol para que os telescópios localizados na Terra pudessem observá-lo. Esta proximidade faz com que Mercúrio só possa ser observado da Terra pouco antes do nascer ou do pôr-do-sol, e o brilho do astro rei impede a visão detalhada que gostaríamos de ter dele. A nave americana Mariner 10, que passou próximo a Mercúrio na década de 1970, fez apenas uma observação parcial.

O vídeo é uma compilação de milhares de imagens de Mercúrio processadas em cores exageradas para dar melhores características e diferentes contrastes da superfície.


PARA SE ENTENDER MELHOR:

Mercúrio é um planeta do nosso sistema solar. É o menor dos oito planetas existentes e também é o mais próximo do Sol.

Porque ele tem este nome? Os gregos acreditavam que os deuses e deusas estavam no comando de tudo na Terra. E ao observar este objeto no céu, eles perceberam que ele podia viajar muito rapidamente de um lugar para outro (O planeta Mercúrio se move rapidamente ao redor do Sol), e assim ele foi batizado de Hermes, e posteriormente de Mercúrio pelos romanos, o mensageiro dos deuses, daí o nome da nave destinada a explorá-lo, Messenger (mensageiro). Hermes, ou Mercúrio, tinha asas em seu capacete e sapatos. 

As 10 principais características a saber sobre Mercúrio
  1. Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar, sendo apenas um pouco maior do que a Lua da Terra. 
  2. É o planeta mais próximo do Sol, a uma distância de cerca de 58 milhões de quilômetros (36 milhões de milhas) ou 0,39 UA. 
  3. Um dia em Mercúrio dura muito mais tempo do que um dia na Terra. Um dia em Mercúrio (o tempo que leva para Mercúrio girar uma vez em torno de seu eixo) leva 59 dias terrestres. Mercúrio faz uma órbita completa em torno do Sol (um ano no tempo de Mercúrio) em apenas 88 dias terrestres. Mercúrio orbita mais rápido em torno do Sol de que todos os outros planetas. 
  4. Ele é um planeta rochoso, também conhecido como um planeta terrestre, e portanto, tem uma superfície sólida, crateras, e é muito parecido com a Lua da Terra. 
  5. A fina atmosfera de Mercúrio, ou exosfera, é composta principalmente de oxigênio (O2 ), sódio (Na), hidrogênio (H2), hélio (He) e potássio (K).
  6. Mercúrio não tem satélites. 
  7. Não há anéis em torno de Mercúrio. 
  8. Apenas duas espaçonaves já visitaram este planeta rochoso: a Mariner 10 em 1974/1975 e a Messenger, que passou por Mercúrio três vezes, antes de entrar em órbita em 2011. 
  9. Nenhuma evidência de vida foi encontrado em Mercúrio. As temperaturas durante o dia podem chegar a 430 graus Celsius (800 graus Fahrenheit) e cair para -180 graus Celsius (-290 graus Celsius) durante a noite. E a vida, como a conhecemos, é improvável, ninguém poderia sobreviver neste planeta. 
  10. Se estivéssemos na superfície de Mercúrio, em seu ponto mais próximo do Sol, o Sol iria aparecer com tamanho de três vezes maior do que na Terra. 
Como a NASA estudou Mercúrio? Mercúrio é difícil de estudar porque é muito perto do Sol. A Mariner 10 foi a primeira nave a visitar Mercúrio. Ela sobrevoou Mercúrio em 1974 e 1975. Nem mesmo a metade da superfície de Mercúrio foi vista nesta ocasião. Depois disso, por mais de 30 anos nenhuma outra sonda foi enviada a Mercúrio. Em 2008 e 2009, a nave Messenger da NASA sobrevoou Mercúrio, e em março de 2011, começou a orbitar Mercúrio. A Messenger tem a missão de estudar partes de Mercúrio que ainda não tenham sido vistas. Ela permitirá que os cientistas aprendam muito a respeito deste planeta.

Crédito do Vídeo: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics

Comentários:

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |