APRESENTAÇÃO DO CANAL

Hyades - As irmãs que nunca mais pararam de chorar! - Mitologia e História

terça-feira, 3 de setembro de 2013.
As Hyades eram também filhas de Atlas com Pleione, mas outras versões afirmavam que sua mãe era a oceânide chamada Aethra

Elas tinham muito amor por seu irmão Hyas, e quando ele morreu enquanto caçava, suas irmãs afligiram-se tanto que elas nunca mais pararam de chorar.  Elas foram transformadas em um grupo de estrelas em forma de "V" e colocadas na cabeça do Touro (Taurus) na constelação de mesmo nome.

As Hyades eram popularmente conhecidas como “as fazedoras de chuva”.

Existem várias versões a respeito do número que compunham as Hyades, mas a versão mais popular totaliza sete irmãos, e aparecem no asterismo que leva o mesmo nome, a saber: Ambrosia, Eudora, Pedile , Coronis, Polyxo , Phyto , e Tione , ou Dione.

Zoom - Asterismo Hyades - Na cabeça do Touro
Os gregos acreditavam que o nascer e o se pôr das estrelas Hyades sempre foram associadas a chegada das chuvas. Diz a lenda, que a revolta das Hyades era um presságio das chuvas, e que provavelmente eram formadas pelas contínuas lágrimas dos corações partidos das irmãs. 

Projeção realizada no software: Starry Night

1 Comentário:

sad wings of life disse...

As Hyades de ponta cabeça,parecem uma arvore de natal.

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |