APRESENTAÇÃO DO CANAL

Espiral Floculante - NGC 2841

quarta-feira, 4 de setembro de 2013.
A formação de estrelas é um dos processos mais importantes na formação do Universo, que desempenha um papel fundamental na evolução das galáxias, e é nos primeiros estágios de formação das estrelas que os sistemas planetários são formados.

No entanto, ainda há muito que os astrônomos não entendem. Por exemplo, como é que as propriedades dos berçários estelares variam de acordo com a composição e densidade do gás presente, e o que desencadeia a formação de estrelas em primeiro lugar? 

A força motriz por trás da formação de estrelas é particularmente clara para um tipo de galáxia chamada de espiral floculante, como por exemplo a NGC 2841, mostrada aqui, que apresenta braços espirais curtos ao invés de membros galácticos proeminentes e bem definidos.

Uma espiral floculante é uma galáxia com estruturas irregulares no seu disco, em vez de uma estrutura bem organizada em espiral. Braços espirais são muito difíceis de rastrear nestas galáxias, muitas vezes, começam e param de forma aleatória. 

Pensa-se que a estrutura dos discos espirais de floculantes, provém de regiões de formação de estrelas que tenham sido estiradas em padrões de forma espiral, pela rotação diferencial da galáxia. Esta é a idéia-chave, subjacente à auto-propagação do modelo de formação de estrelas, para a origem dos braços espirais .

NGC 2841 está localizada a 46 milhões de anos-luz na constelação da Ursa Maior.



Crédito: NASA, ESA e Hubble Heritage (STScI / AURA) -ESA/Hubble
Colaboração Agradecimentos: M. Crockett e S. Kaviraj (Universidade de Oxford, Reino Unido), R. O'Connell (University of Virginia), B. Whitmore (STScI) e Comitê de Supervisão Científica da WFC3.

1 Comentário:

As Maravilhas do Céu Estrelado disse...

Galáxia Espiral Floculante - Galáxia espiral cujos braços espirais são largos, "confusos" e pobremente demarcados.

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |