APRESENTAÇÃO DO CANAL

Cisne

quinta-feira, 5 de setembro de 2013.
Cisne é uma constelação boreal, ou seja, localizada no hemisfério norte celeste. Ela pode ser observada durante o verão de cidades localizadas no hemisfério norte, desde a latitude 0º Norte até 90º Norte. No zênite pode ser vista quando o observador estiver localizado em cidades próximas a latitude 44º Norte.

No hemisfério sul, é muito difícil ver Cisne e sua observação fica um pouco limitada devido a ser uma constelação do hemisfério norte, podendo ser apenas observada de algumas cidades e de preferência no inverno do hemisfério sul. 

Cygnus - ilustração

Torna-se muito mais fácil localizar esta constelação quando o observador estiver localizado em cidades mais próximas da linha do Equador. Neste caso, quanto mais ao norte o observador estiver, mais alta esta constelação estará no céu. Quanto mais ao sul, menores ficam as chances de visualização desta constelação na sua totalidade.


Cisne só é visível completamente no céu do hemisfério sul em regiões localizadas entre as latitudes 0º Sul e 28º Sul. As cidades localizadas nas proximidades da latitude 28º Sul e limitadas a ela, visualizam esta constelação muito próxima do horizonte. 

A visualização desta constelação fica parcialmente comprometida em regiões localizadas entre as latitudes 28º Sul e 62º Sul, pois só é possível localizar parte desta constelação. Já as cidades localizadas entre as latitudes 62º Sul e 90º Sul jamais conseguem ver Cisne no céu, pois ela estará sempre escondida abaixo do horizonte do observador.

A localização da constelação de Cisne fica facilitada se primeiro localizamos no céu a constelação de Cepheus, Cisne estará ao sul desta constelação.



Cisne é uma grande constelação do céu que cruza o equador da via Láctea que é uma região muito rica de estrelas brilhantes, de inúmeros aglomerados de novas, de supernovas e belíssimas nebulosas. 

A estrela alpha do Cisne, “alpha Cyg”, é uma estrela gigante imensamente luminosa que é considerada a mais brilhante da constelação e a 19ª mais brilhante de todo o céu profundo, e possui magnitude visual de 1,25. Esta estrela pode também ser chamada de “alpha Cygni” e de “Deneb” que provém do árabe “dhanab” e significa “cauda”.

Em cidades que possuam muita poluição luminosa a localização de Cisne fica totalmente comprometida, pois o ideal seria observá-la em áreas sem nenhuma luz, ou seja, sem poluição luminosa.

Ao observar a constelação do Cisne (Cygnus) podemos nela localizar alguns objetos interessantes!

Assista ao vídeo:


Nome em Português: Cisne
Genitivo Latino: Cygni
Abreviação do nome: Cyg.
Origem do nome: Do latim “Cycny” que significa “Cisne” 
Localização: Constelação boreal - localizada no hemisfério norte celeste
Família de constelações: Pertencente a família de constelações de Hércules


Constelações limites

Ao Sul: constelação da Raposa (Vulpecula) e de Pégaso (Pegasus);
À Oeste: constelação da Lira (Lyra) e do Dragão (Draco);
Ao Norte: constelação do Dragão (Draco) e de Cefeu (Cepheus);
À Leste: constelação do Lagarto (Lacerta), de Pégaso (Pegasus) e de Cefeu (Cepheu);
Ascensão reta: de 22h02 min. a 19h07min. 
Declinação: de +61º a +27º


Créditos das Imagens:

M29: 2MASS IR telescopes. 
M39: Heidi Schweiker, WIYN, NOAO, AURA, NSF 
IC 5146: Jean-Charles Cuillandre (CFHT), Hawaiian Starlight, CFHT 
IC 5067:Trecho da Nebulosa do Pelicano IC 5070 - Russell Croman 
NGC 6960: Trecho da Nebulosa do Véu - Martin Pugh 
North America Nebula: Jason Ware 
Cygnus Rift: A. Fujii 

Projeção: software Starry Night
Efeitos: As Maravilhas do Céu Estrelado

6 Comentários:

As Maravilhas do Céu Estrelado disse...

As estrelas “61 Cygni A” e “61 Cygni B” são respectivamente a 15ª estrela e a 17ª estrela mais próximas da Terra

As Maravilhas do Céu Estrelado disse...

A constelação do Cisne é uma das constelações de origem grega listadas pelo astrônomo egípcio Claudius Ptolemaeus, popularmente conhecido por Ptolomeu, em uma de suas obras escritas em grego “O Almagesto”, “He Mígale Sintaxis” que significa “O grande Tratado”.

As Maravilhas do Céu Estrelado disse...

Você sabia... que a estrela “beta Cyg” é uma colorida estrela dupla que pode também ser chamada de “beta Cygni” e de “Albireo”; que a “gama Cyg” é uma estrela gigante que pode também ser chamada de “gama Cygni” e de “Sadr”. Já a estrela “epsilon Cyg” é uma estrela gigante que pode também ser chamada de “epsilon Cygni” e de “Gienah”.

pedro ferreira disse...

Muito bonito. Aqui você pode viajar!

BRmarcosvaldir disse...

este canal para mm é um tesouro de conhecimento astronomico,uma ciencia que sempre gostei.

Fabricio Dinis da silva disse...

Na minha opinião,uma das mais belas constelação que fulgura nos céus do norte!

Postar um comentário

Olá! Fique a vontade para comentar!

 
As Maravilhas do Céu Estrelado © 2005 - todos os direitos reservados para o autor: Engº João Batista Salgado Loureiro | Template By Mundo B |